Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

24 de janeiro de 2018

[Indicação de HQ] Providence – Livro I – Alan Moore.

HQ: Providence – Livro I.
Autor: Alan Moore.
ISBN-13: 9788583682264.
ISBN-10: 8583682267.
Ano: 2017.
Páginas: 176.
Idioma: Português.
Editora: Panini Books.
Categoria: HQ, comics, mangá, suspense e mistério, terror.
Encontre no Skoob.
Compre: aqui.

Sinopse: Alan Moore reescreve o mundo horripilante de Lovecraft: Nova York, 1919. Robert Black é um repórter que há pouco tempo encontrou seu próprio lugar no mundo. O súbito suicídio de uma pessoa querida o conduz por uma estrada misteriosa, na descoberta do lado sombrio dos Estados Unidos. É uma estrada sinuosa, labiríntica. É a estrada para Providence. Pela primeira vez no Brasil, o primeiro tomo da obra-prima de Alan Moore e Jacen Burrows.

Obs: Este volume de 176 páginas contém: Providence de 1 a 4.


Olá! Esse ano tem sido um momento muito Lovecraftiano para mim, e vai vir muita coisa sobre H. P. Lovecraft por ai, mas para começar eu gostaria de falar sobre uma HQ que foi lançada no ano passado, Providence. Escrita por Alan Moore, um nome conhecido até mesmo para quem não segue muito a linha de quadrinhos.


Providence conta a história de um repórter chamado Robert Black, a história se passa em Nova York, em 1919. Robert recentemente perdeu uma pessoa muito querida para ele e isso faz com que ele repense muitas coisas, inclusive a seguir um caminho mais sombrio. Ele deseja escrever um romance e para isso embarca em uma pesquisa que o leva até Providence.

Essa é uma história bem carregada de informações, e bem complexa, no melhor estilo de Lovecraft. É uma HQ que para se entender tudo o que está acontecendo é bom ler duas vezes, o que pode vir a incomodar um pouco os leitores por seu volume de informações.

Providence não leva esse nome apenas por uma escolha boba, todo o caminho trilhado por Robert está fundado na própria história de Lovecraft, já que esta é a cidade onde o autor nasceu e faleceu.

Alan Moore não escondeu, em nenhuma das páginas, que essa HQ é uma homenagem a H. P. Lovecraft, e sua obvia influência sobre ele. A história é incrível e agrada tanto leitores novos como os já aficionados pelo mundo de Lovecraft. Porém, algo me incomodou enquanto eu lia esse quadrinho, tirando o fato de ser um pouco arrastado, muita coisa utilizada por Alan Moore faz um paralelo muito próximo a fatos já utilizados nos contos de Lovecraft. Para quem já é leitor pode passar a sensação de “eu já vi isso...”. É ruim? Não, é sensacional. Porque é gostoso de ver algo tão próximo dos seus contos favoritos.

Sobre a arte de Jacen Burrows, é maravilhosa! Os detalhes são lindos, o traço é limpo e agrada muito, é um dos pontos mais fortes dessa HQ, tanto é que no final tem uma sessão apenas com imagens.

Um segundo detalhe que gostei muito foi terem falado de uma das histórias que influenciou as histórias de Lovecraft, O Rei de Amarelo. São detalhes que para quem é fã, torna a HQ muito mais especial do que ela é.

É isso, indico muito a leitura dessa HQ para todos, desde os fãs da arte de Lovecraft, até mesmo para quem ainda não o conhece. É um medo diferente, soturno e pensativo. Um suspense que vai corroendo o leitor pouco a pouco. É uma HQ pesada de se ler, mas que vale muito a pena conhecer. Vale lembrar que esse é apenas o primeiro volume e conta com as quatro primeiras partes, tem muito mais por vir.

Beijocas e até a próxima!

Classificação:


18 comentários :

  1. Apesar de não conhecer praticamente nada sobre Lovecraft,é um "termo" que ando lendo e ouvindo muito. Sinal que quem está mais por fora que nariz de velha fofoqueira, sou eu!rs
    Também não entendo muito do universo das Hq's,mas ando admirando muito esta nova safra que tem surgido.
    Quem sabe eu não dê uma chance e me jogue neste universo?
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de Lovecraft, só nunca tive o hábito de Hqs. Mas estou vendo que tá na onda e o pessoal tem falado super bem.
    Parabéns pela resenha! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Vai ficar feio se eu disser que não conheço nada sobre? Não sou muito do mundo das HQs, apesar de ja ter lido algumas, mas Lovecraft é algo que não conheço mesmo. Apesar de ter dito ter suspense, algo que adoro, acho que dessa vez, passo a dica.

    Abraços,
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, fiquei super interessada! Apesar de não ser fã de HQ/Mangá, o enredo desse despertou minha curiosidade! Adorei o post e dica anotada!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, o medo que o Lovecraft escreve é bem surreal mas se vc conseguir mergulhar no universo que ele criou é possível sentir cada sensação !! Ficou muito legal a sua resenha sobre a HQ e com certeza darei uma chance pra essa obra <3

    Obrigada pela dica,
    Ritch
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Não sou chegada em HQs, mas meu marido lê bastante então vou indicar essa a ele. Anotei a dica! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Do Moore eu só li Inferno, que é uma edição maravilhosa DEMAIS! Eu acho bacana ele fazer essa homenagem direta, muita gente pode achar plágio puro, mas ele comprova que é inspiração, tanto que fez um exemplar em homenagem ao Lovecraft! Eu espero poder adquirir esse exemplar logo!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Já tinha ouvido falar dessa hq no canal Pipoca e Nanquim, mas nem prestei muita atenção, agora, com sua resenha percebi o quão legal deve ser essa narrativa! Com certeza, vou tentar adquirir ainda esse ano! =D
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Confesso que é a primeira vez que ouço falar sobre Lovecraft, vou pesquisar mais sobre. Não conhecia esse livro, mas pela sua resenha a estoria pareceu ser bem interessante.

    Beijos,
    Thalita Sousa

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Uma das minhas metas é ler mais HQs esse ano. Gostei muito da premissa desse livro e adorei saber que é uma homenagem ao Lovecraft. Acho que a obra é grandiosa e muito interessante e, portanto, vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia essa HQ, parece ser muito interessante e bem feita. Gostei da indicação mesmo não sendo meu gênero preferido!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Pelo visto essa história é muito gostosa de se realizar. Eu conheço muito pouco sobre HQs, mas tenho aproveitado para conhecer quando leio algumas resenhas e ai anoto algumas para tentar conhecer Lovercraft assim que der.
    O projeto gráfico parece ser muito bem desenvolvido.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Devo ter lido um ou dois livros em quadrinhos até hoje, porém acho muito bacana e adoraria ler mais. Adorei esta indicação, fiquei bem curiosa para ler. Ótima resenha!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu gostava tanto de ler HQs, hoje em dia quase não leio, mas adorei a sua indicação. Parece ser uma boa leitura.

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? AH está ai um mundo que quero muito explorar melhor: HQ's e terror hahaha não sou fã do segundo, confesso, mas cada vez mais me vejo interessada por quadrinhos. Vou anotar a dica para uma futura leitura. Não sabia que o Alan era fã de H.P. Lovecraft haha
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Não costumo ler HQs, e essa é bem interessante, mas acho que não leria.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oii Nana.
    Eu gosto bastante de histórias em quadrinhos, apesar de que não tenho lido muitos ultimamente. Mas o Alan Moore arrasa nas suas obras.
    Obrigada pela indicação.
    Bjs Mary

    ResponderExcluir
  18. Gosto de Lovecraft e cheguei a ler apenas uma HQ. Gostei muito do que escreveu sobre esta. Ótima indicação.

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^