Indicação de anime: Violet Evergarden.

Título: Violet Evergarden.
Direção: Taishi  Ishidate.
Estúdio: Kyoto Animation.
GêneroDrama, Fantasia.
Status do Anime: Completo.
Distribuição: Netflix.
Episódios: 14.
Ano: 2018

“Auto Memories Doll”. Já passou muito tempo desde que esse nome foi popularizado pela primeira vez. É uma máquina que o Dr. Orlando criou que fala com uma voz natural. De inicio, ele só fez isso para ajudar a sua amada esposa, mas em pouco tempo espalhou-se pelo mundo. “Eu sou Violet Evergarden, a Auto Memories Doll que se vai apressar para prestar serviço em qualquer lugar que desejar”. Aquela voz translúcida vem de uma menina bonita robótica com cabelo loiro e olhos azuis como de um livro de histórias. Violet Evergarden é uma “Auto Memories Doll “, um robô feito para ajudar aqueles que não conseguem escrever a colocar os seus pensamentos no papel. Ao longo da sua vida, Violet conhece muitas pessoas e conecta muitos corações através das suas cartas. Apesar do seu tempo com cada pessoa ser curto, os laços formados durante o seu tempo não serão facilmente esquecidos”.



Aqui quem fala é o Júlio e o anime dessa semana é bem recente, tendo começado esse mês e ainda não tendo todos os episódios disponíveis por aqui. Violet Evergarden é diferente de tudo que já assisti em matéria de anime por se tratar de um drama envolvendo humanos normais, sentimentos, traumas após uma grande guerra e uma protagonista a princípio sem compreensão alguma sobre esses assuntos, mas disposta a descobrir. 

Violet começa o anime tendo alta de um hospital. Hodgins, um amigo do soldado que cuidou dela na guerra vai buscá-la para levar á casa dele onde deve ficar até se tornar adulta. Violet reluta em ficar lá e acaba indo trabalhar para Hodgins escrevendo. Ela não possui qualquer sentimento e é incapaz de compreender isso sendo muitas vezes, mesmo que sem querer, grosseira ao tratar com as pessoas. 

Inicialmente Violet fica com a função de separar as cartas a serem entregues, mas ao ver um cliente ditando uma carta para outra funcionária (tipo a Fernanda Montenegro fazia em Central do Brasil) ela ouve a frase "Eu te amo", e suas últimas memórias com o soldado vêm à tona. Antes da lembrança, vou dizer que Violet não possui braços humanos, ela os perdeu na guerra e vive com próteses (bem avançadas por sinal) que a permitem fazer suas tarefas normalmente. Seu flashback nos mostra o Major Gilbert bastante ferido e caído em um beco, com Violet ao seu lado. Ela já está sem ambos os braços mas decidida a salvar seu companheiro a qualquer custo.

"Viva e seja livre. E do fundo do meu coração, eu te amo."

Essas foram as últimas palavras do Major Gilbert para Violet e desde então ela decidiu que ia descobrir o que significa "Eu te amo", além de acreditar que o major continua vivo e em atividade em algum lugar, pois Hodgins disfarça sempre que ela fala sobre ele.

Após isso, nossa mocinha decide que quer trabalhar escrevendo as cartas também, pois assim entenderá o significado da frase. Os outros funcionários tentam o tempo todo ensinar tudo que podem a ela, e acabam formando laços com a garota, mesmo sendo uma tarefa difícil. Acredito que mais flashbacks da guerra virão, revelando muito mais do passado de Violet e do major, e que sua luta para se adaptar à sociedade fique cada vez mais difícil.

O anime tem uma qualidade gráfica acima do normal, nos trazendo ótimos designs de personagens e cenários belíssimos. A história se passa em uma época antiga, apesar das próteses de Violet, a indústria de automóveis por exemplo ainda era uma novidade, a vestimenta e os costumes dos personagens também remetem a uma época antiga. 

Mais à frente deve ser explicado o desenvolvimento da tecnologia no anime, inclusive das auto memories dolls. Um anime curtinho que já vem como candidato entre os melhores de 2018 e uma qualidade altíssima, uma bela mistura com uma história boa, recomendo demais! Ele começou no Japão como uma light novel sendo premiado no Kyoto Animation Award em 2014 e alguns anos depois virou uma série de anime. 

Bem, galera, vou ficando por aqui, espero que tenham curtido a indicação dessa semana. 

Até a próxima!!!



12 comentários:

  1. Puxa, por tudo que li acima, o anime não é pouca coisa não! Para ter se tornado até série, é sinal que deve valer muito a pena!
    Não conhecia e admito que não é meu forte o gênero, ando tentando ver um pouco, entender um pouco mais sobre este universo.
    E como adoro dramas, talvez eu dê uma chance para este!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Como já disse outra vez, não sou fã de anime, mas meu filho e marido sim. Eu psso a dica, mas eles com certeza vão gostar.
    Obrigado pela dica!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem?!?! Adoroooo quando vejo dicas de animes nos blogs. Como estou totalmente por fora, fico feliz da vida em ver as indicações. Só assim tenho conseguido assistir alguns.
    Dica anotada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Confesso que não gosto muito de livros com essa pegada. Mas sua resenha me pereceu bem interessante para os amantes de anime.

    =**

    ResponderExcluir
  5. Realmente é algo novo personagens do tipo em um anime e claro que fiquei curiosa quanto ao passado da Violet e realmente a qualidade gráfica está show. Dica anotada.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Júlio!
    Estou só anotando suas dicas para quando der folga aqui kkkkkkk. Vejo esses posts me bate uma saudade de Sakura! Jkkkkk

    Beijokas

    ResponderExcluir
  7. Oi Júlio.

    Infelizmente não acompanho as séries de anime, arrisco assisti alguns com meu filho. Vou anotar a dica para mostrar meu filho e quem sabe eu assisto com ele.

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Já tinha visto alguma coisa do anime aqui e ali, mas acabei não seguindo em frente, a história parece mesmo muito boa, ultimamente ando assistindo dois animes, mas assim que acabar vou dar uma olhada

    ResponderExcluir
  9. Oiii, eu adoro animes irei assistir essa indicação com toda certeza.


    Abraços, José Marcos

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Faz tanto tempo que não assisto animes! Que saudade! Adorei sua indicação. Vou conferir, obrigada! ;)

    ResponderExcluir
  11. Oi, Júlio! Eu nunca vi um anime na vida, eu acho! Mas amei a sua indicação, vou assistir, vai que me apaixono!

    ResponderExcluir
  12. Olá! Não tenho o hábito de assistir muito anime, mas é algo que vem me interessando cada vez mais nos últimos tempos! Adorei sua dica, super coloquei na lista de animes para quando eu for assistir!!
    Adorei seu post, parabéns :)
    by: atravesdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.