30 de janeiro de 2018

[Curiosidade] Experimentando AudioBooks.

em 30 de janeiro de 2018

20 comentários

Oi meu povo lindo, como vão? Hoje vou dar uma dica que está me ajudando a sair de uma baita ressaca literária. "Então Jéssica, você vai nos ensinar a sair da ressaca?" Não, meus coleguinhas, nem sempre o que funciona para uma pessoa é eficaz para todas, mas talvez essa dica marota possa te ajudar. Prontos? Lá vamos nós.

Audiolivro ou  livro falado (em inglês, audiobook) é uma gravação de um livro narrado em voz alta dentro de um estúdio de gravação. Essa gravação se apresenta em suportes informacionais diversificados, sendo comum ser encontrada em novos aplicativos ou então em CDs. Nas décadas de 1980 e 1990, era possível se encontrar áudio livros em fita cassete, entretanto este formato está entrando em desuso. Os formatos de ádio utilizados podem variar entre Mp4, M4a, MP3, WMA ou Ogg, entre outros, gratuitos ou pagos  Fonte: Wikipédia.

O ano está só no inicio, mas eu já comecei me sentindo meio derrotada, não cumpri a meta de ler 60 livros em um ano em 2017, chateada com isso, e sem vontade nenhuma de começar. Aliás, estou patinando nas leituras, sem conseguir seguir adiante. Não sei vocês, mas para minha pessoa, que ama ler, isso é muito frustante.


Para mim essa é a primeira vez que tenho uma ressaca, talvez seja porque estou gravida e não consiga mais me concentrar como antes, ou seja só cansaço mesmo, posso fazer uma lista com os motivos e nenhum vai explicar os motivos para esse probleminha irritante.


Bom, deixando as lamentações de lado, vou dizer o que está me ajudando e muito a engrenar nas "leituras", se é que posso colocar assim. Estou saindo dessa com áudiobooks ou áudio livros. Talvez você nunca tenha ouvido falar, ou só ouviu por alto. Assim como os livros em formato digital, esse formato é mais uma aposta para aumentar ou adequar a leitura para todos os tipos de leitores. Particularmente nunca tinha ouvido livros antes, mas a experiencia foi tão maravilhosa e tem tantas vantagens que me apaixonei de imediato.

Os áudio books possibilitam que você possa "ler" um livro e caminhar, correr, limpar a casa ou seja lá o que você precise fazer ao mesmo tempo. Todas as narrações não só dão vida as personagens, como dão uma visão completamente nova a leitura. Como minha dificuldade estava em ler, sentar e simplesmente mergulhar na leitura, esse novo formato caiu como uma luva na minha vida, além do que me permitiu fazer outras coisas enquanto ouvia ou mesmo ao esperar um ônibus, enquanto me perdia nas histórias.


Ainda não sou a pessoa mais entendida do assunto, e demorei muito para encontrar um app que fosse bacana, escolhi o Ubook, mas é claro que existe uma variedade enorme de aplicativos que podem agradar mais. Confesso que não existe uma infinidade de livros a disposição, porém para minhas primeiras experiencias ele tem sido perfeito.


Em menos de duas semanas já ouvi três livros, coisa que não conseguia a pelo menos uns dois meses, o que me foi uma grande vitória e espero conseguir ouvir mais e mais livros.

Para finalizar, simplesmente digo que estou apaixonada por esse novo formato, que conheço pouco, mas que já adoro muito. Então, se você procura uma nova alternativa de leitura, um formato diferenciado, pode ser que os áudios livros lhe ajudem. Boas leituras!

20 comentários :

  1. Puxa, já tive uma experiência com algo assim. Fiquei um tempo sem poder enxergar e até que os transplantes fossem conseguidos, tentei me adaptar a esse "método",mas isso há 14 anos atrás, ainda era bem pequeno e não se conseguia muita coisa, nem android direito que suportasse tais efeitos.
    Eu vejo muita gente que usa o método para fazer cursos inteiros, enquanto caminham, limpam casa e vão se deitar para dormir.
    Acho que tudo é válido quando o desejo de ler aparece.
    Ninguém merece ressaca.rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Cara, acho que eu ia me dispersar muito fácil se tivesse que apenas ouvir o livro. Mas de certa forma, seria bacana escutar as falas nos meus ouvidos, ao invés de só imaginar. Adorei a dica!

    ResponderExcluir
  3. Olá, já conhecia os audio book, mas não faço muito uso deles, já ouvi apenas um livro pois achei que a voz do narrador combinava perfeitamente com o livro, mas outros que tentei eu não gostei muito da narração e então desistia de continuar ouvindo, mas fico feliz que isso tenha ajudado na sua ressaca.
    e parabéns por estar gravidinha <3

    ResponderExcluir
  4. Também já me senti como você, mas tento sempre dar a volta por cima. Ahhh parabéns pela gravidez, não sabia. Vou te confidenciar que quando engravidei eu tinha uma página do Harry Potter com quase 500 mil curtidas que eu simplesmente deletei, por me sentir exatamente como você mencionou. Mas passa.
    Já usei muito áudio books e adorava. Não conhecia o app, mas vou deixar anotado e dar uma olhadinha no que tem nele. Mais uma vez, parabéns.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nao se sinta mal por não ter atingido sua meta em 2017, voce teve os seus motivos, não se cobre tanto! Eu tentei ler com audiobooks algumas vezes mas não funcionou muito, as vozes me pareciam tao automaticas, mas que bom que funcionou pra ti e está te ajudando, foco nas leituras e boa gestação!

    ResponderExcluir
  6. Ah não sei.. Acho que vou dormir antes da segunda página! Hahahaha Não vou conseguir focar na história, vou me distrair com facilidade! Sobre as metas, amiga, a meta é algo que nunca acaba e quando você menos percebe, já aumentou..
    Bjoxx

    ResponderExcluir
  7. Oi Jéssica
    Eu já ouvi falar sobre os audiobooks, mas não sei se eu conseguiria me concentrar o suficiente. Eu me distraio facilmente. Sei lá se funcionaria pra mim, mas é sempre bom ter opções.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom?

    Você acredita que eu nunca fiquei em uma ressaca literária? Eu sempre consigo ler livros novos e, se não está funcionando, simplesmente desisto e parto pro próximo. Se é um livro que eu quero ler, ainda deixo na lista e leio em outro momento, já que pode ter não sido o tempo certo para ler (de acordo com o meu humor). Mas nunca fiquei uma época muito grande sem ler nada, a não ser por falta de tempo mesmo, rs.
    Eu ganhei uma assinatura de alguns meses em um serviço de audiobooks (o Ubook, como você indicou), mas não consegui me concentrar no que estava ouvindo. Não sei se ouvi em momentos inoportunos, mas não conseguia prestar tanta atenção assim. Eu, por outro lado, consigo me "desligar" quando estou lendo um livro, inclusive "apagar" o som de fora e só prestar atenção na história. Minha mãe sempre reclama disso, dizendo que as vezes ela fala comigo e eu não estou escutando, rs.
    Porém, acredito que audiobooks são ótimos pela acessibilidade. Muitas pessoas não tem condições de ler os livros e eles ficam mais acessíveis por áudio. Não só para quem é cego, por exemplo, mas também quem tem déficit de atenção ou até mesmo quem não tem tempo de sentar e ler um livro (como uma pessoa que cuida da casa, já que ela pode ouvir a obra e ir limpando). Fico feliz de saber que deu certo com você!

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Jess! Tudo bem?

    Eu tenho curiosidade em experimentar audiobooks. Fiquei sabendo recentemente dessa plataforma e achei interessante, para quando preciso sair. Não consigo ler em ônibus/trem/metrô e com isso me ajudaria muito. Vou procurar saber mais, quem sabe me ajudar a ler mais como antigamente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Conheço um pouco desse formato e já acompanhei algumas histórias, mas admito que não me encantou tanto quanto encantou a você, ainda prefiro passar os olhos delicadamente por cada uma das linhas e digerir com mais calma. Mas quem sabe não rola depois? Obrigado pela dica!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Jéssica! Já ouvi falar de audiobooks, mas nunca tentei. Meu celular é velhinho, acho que por ele eu não conseguiria esse aplicativo que vc mencionou, mas eu acho que conseguiria pela Amazon, mas é como vc falou, também existem poucas opções por lá.
    Mas achei ótima essa sugestão de audiobooks para ressacas, não tinha pensado nisso!
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  12. Oii Jéssica, tudo bem? Procurei os audiobooks pelo mesmo motivo que você: ressaca literária e pouca concentração. Fora que queria otimizar o tempo que passo cuidando dos afazeres em casa. Estou no meu primeiro audiobook (The Hate U Give) e adorando a experiência!!! Primeiro de muitos :)

    Ótimo post!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi.
    Nunca tentei audiobooks, mas muitas vezes já quis continuar lendo enquanto corria ou fazia alguma outra atividade, ou até mesmo quando estou cansada depois de estudar muito, então acho uma boa.
    Vou baixar o aplicativo que você indicou e tentar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu passei por uma longa ressaca literária no final do ano passado e custei a melhorar. Só consegui depois que fiquei um tempo sem nem tentar ler alguma coisa e sem me cobrar por isso. Aí depois fui voltando aos poucos, pegando livros mais leves e de gêneros que eu amo.
    Nunca tentei audiobooks, mas admito que não tenho vontade. Eu nunca gostei de histórias contadas, ou eu pararia toda hora por ficar entendiada ou acabaria me distraindo e perdendo parte da história. No entanto, fico feliz que esteja te ajudando e acredito que é uma ótima dica para quem não tem essa mesma dificuldade que eu.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Audio book é uma coisa que acho sensacional, mas nunca tentei. Já pensei em várias possibilidades que tenho para aderir a essa prática e acabo deixando passar. Vou conferir esse app que você utiliza e pesquisar alguns audiosb. disponíveis para teste.

    Parabéns pelo blog!

    /Juliane
    Ler, Resenhar e Postar

    ResponderExcluir
  16. Acho que o formato não funciona para todo tipo de leitora. Par amim funcionou em inglês e caramba, me ajudou a desenvolver bastante o idioma.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Até hoje eu não experimentei audiobook, mas confesso que tenho a vontade de testar algum dia. Para mim em inglês é mais funcional, pois é um idioma que estudo com todas as forças! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  18. Oii!!!
    Nunca ouvi nenhum áudio livro, mas tenho muita vontade de experimentar. Tenho amigos que me recomendaram já várias vezes, mas os que eu encontrei eram caros ou não eram do meu interesse. Vou tentar arriscar um dia desses para ver se eu pego o hábito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá Jess!!!
    Não sei se é porque já tentei ouvir e não consegui me adaptar aos audiosbooks que eu não tento mais rsrsrs
    Mas é uma ótima dica para quem tá de ressaca, no meu caso as ressacas tem saído com livros que não estão nos meus planos e acabo lendo rsrsrs
    Valeu pela dica ^^

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi! Desde que ouvi a Tati Feltrin falando que usava audiobooks, fiquei curiosa para experimentar. E agora, lendo sua opinião, fiquei mais ainda. Acredito que isso pode nos ajudar bastante nas leituras. Vou baixar o aplicativo e ver o que acho.

    Beijos,
    http://www.livroapaixonado.com.br/

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^



TOPO