Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

14 de fevereiro de 2016

Resenha: O Bangalô.


Título: O Bangalô.

Autora: Sarah Jio.

Editora: Novo Conceito.

Páginas: 320.

Ano: 2015.

ISBN-13: 9788581638034.

ISBN-10: 8581638031.



Verão de 1942. Anne tem tudo o que uma garota de sua idade almeja: família e noivo bem-sucedidos.
 
No entanto, ela não se sente feliz com o rumo que sua vida está tomando. Recém-formada em enfermagem e vivendo em um mundo devastado pelos horrores da Segunda Guerra Mundial, Anne, juntamente com sua melhor amiga, decide se alistar para servir seu país como enfermeira em Bora Bora. 

Lá ela se depara com outra realidade, uma vida simples e responsabilidades que não estava acostumada. Mas, também, conhece o verdadeiro amor nos braços de Westry, um soldado sensível e carinhoso.
 
O esconderijo de amor de Anne e Westry é um bangalô abandonado, e eles vivem os melhores momentos de suas vidas... Até testemunharem um assassinato brutal nos arredores do bangalô que mudará o rumo desta história.
 
A ilha, de alguma forma, transforma a vida das pessoas, e este livro certamente transformará você.


O ponto de partida desse romance é uma carta que a avó de Jennifer recebeu. Essa carta que traz à tona um assassinato ocorrido muitos anos atrás, e mesmo não conhecendo a remetente, Anne acaba revivendo aqueles dias com lembranças indesejadas, mas o que mais atraiu sua atenção foi a referência a algo que lhe pertenceu e foi encontrado.

Anne agora uma senhora, que quando mais jovem foi enfermeira em Bora Bora no período da guerra, nem cogitava voltar àquela ilha, relembrar o passado ainda era difícil e ignorá-lo era o caminho menos sofrido.

Mas não podia continuar guardando segredos e decidiu atender ao pedido da neta e revelar tudo. E então voltamos no tempo com Anne, no ano de 1942 pra conhecer seu passado.

Ela cresceu acostumada com a ideia de que se casaria com Gerard, até que a melhor amiga conseguiu com muita insistência colocar um resquício de dúvida sobre a existência de amor e paixão entre o casal.

Anne tinha uma personalidade distinta das mulheres que a cercavam, desejava trabalhar fazer algo além de caçar marido rico pra manter um padrão de vida, não se via dentro desses limites, não aceitava uma vida mesquinha cujo único objetivo era lutar por futilidades. Ela tinha planos e sonhos que estavam além do entendimento de alguns daquela época.

Então prestes a se casar, ela decide acompanhar a amiga Kitty e se voluntariar para entrar pra corporação de enfermeiras do Exército...o casamento teria que esperar.

Kitty amiga de infância de Anne, sempre se jogou no amor, nunca foi de pensar em consequências e assim foi também na ilha Bora Bora. Anne tentou abrir seus olhos, mas a ilha trouxe mudanças na relação das amigas. E mostrou a Kitty que nem tudo são flores quando se decide agir inconsequentemente.

Na ilha Anne conheceu um soldado, Westry, muito diferente dos demais soldados. Ele era afetuoso, sensato, prudente. E foi num bangalô abandonado que ambos encontraram e mantiveram em segredo, que o amor aconteceu entre eles. O bangalô era o refúgio dos dois, onde podiam esquecer um pouco de todo caos da ilha provocado pela guerra.

Mas a tranquilidade durou pouco porque um assassinato aconteceu, e com ele surgiram segredos, mistérios, dúvida e dor que marcaram e abalaram a cumplicidade do casal.

Comecei a ter uma ideia do que poderia acontecer na história quando percebi que a autora frisava palavras chaves e usava sempre algumas frases de efeito. Uma parte do mistério desvendei com facilidade, mas isso não impediu minha leitura de ser instigante e interessante porque o principal ainda continuava sem respostas: como a protagonista reagiria? Qual seria sua atitude mediante a questão? E qual seria o resultado final?

Tudo nesse enredo é bem dosado, o romance, o mistério, o drama, cada elemento traz sua carga de interesse, todas as situações são bem desenvolvidas.

A história de amor estraçalhou meu coração, as relações de amizade me chocaram positivamente em alguns momentos e negativamente em outros, mas a que mais me mobilizou e fez em vários momentos com que eu ficasse com os olhos vidrados num ponto fixo pensando foi a relação das amigas de Anne e Kitty.

Narrado em primeira pessoa, a escrita da Sarah é envolvente e o enredo transborda sentimento, delicadeza, romance, amor e mistério.

Essa história é arrebatadora e destruidora de coração, exigindo a partir de certo ponto da narrativa que pausas fossem feitas pra digerir os acontecimentos, secar as lágrimas e acalmar o coração.

Segundo livro que leio da autora que me envolve de forma única e traz um romance emocionante.

A capa condiz com o enredo e se torna ainda mais significativa quando terminamos a leitura.

A história é composta por vários personagens, uns com participações menores, mas todos muito expressivos e bem construídos.

O desfecho é bem amarrado, tudo se conecta num enredo coerente e coeso, de fácil assimilação.

Comecei muito bem o ano de 2016....o livro recebeu avaliação máxima e foi favoritado.


Quotes:



"Conhece-se alguém. Gosta-se de alguém. Decide-se por amá-lo. Simples Assim." pág 23


"A paixão acaba mas o amor perdura."pág 103


 


Dessa vez, essa resenha está um pouquinho diferente...

Como a maioria de vocês está ciente, aqui no Livros & Tal está rolando o nosso Desafio Literário e para finalizar o mês de Janeiro que foi especial de Romance de Época. Fizemos um desafio para que cada participante escrevesse uma resenha do livro que quisesse desde que estivesse dentro do tema proposto para o mês.

Foi anunciado que as três primeiras colocadas seriam postada aqui no blog com o total crédito e o resenhista iria ganhar uma pontuação extra por isso.

Então, aqui estou para apresentar a vocês o nosso terceiro lugar, no Top Resenhas de Janeiro.

 Paty Souza, você mandou muito bem e merece com êxito estar aqui!

Essa resenha foi postada originalmente no o blog Leituras da Paty. Que tal prestigiá-la lá também?

Paty... Parabéns!!!!

Gostaram da resenha? Já leram? Querem ler? Se interessaram?

Logo logo o segundo lugar vem ai!!!!

Fiquem ligados...


11 comentários :

  1. Oi, goto de livros com personagens fortes e esse parece ter isso, entretanto não me sentir atraída pela estória. Fico feliz que tenha gostado.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    Adorei a resenha e esse livro parece ser realmente muito bom. Despertou minha curiosidade. Certamente farei essa leitura assim que for possível.
    Bjos

    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiiie
    esse livro parece ser muito interessante, sempre ouço elogios sobre a autora e espero arriscar a leitura em breve e curtir bastante, bela resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Embora eu curta história desse período, algo me diz que não irei gostar tanto dessa. Ele parece ser mais romance do que drama. Eu tenho uma amiga que leu e também adorou. Não sei ainda se irei ler ou não.

    Bjs.

    http://ciadoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Mayara e Paty, suas lindas, tudo bem com vocês
    Ai meu coração!!!! Não acredito que a autora estilhaçou o seu, acho que ficarei arrasa então com a história de amor deles. Não sabia que era tão intenso assim. Gostei muito também da inclusão desse assassinato e desses mistérios que podem separá-los. Recentemente li Neve na Primavera da autora e adorei!!! Não vejo a hora de ler esse também. A resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie,tudo bem? Adorei sua resenha, parabéns. Quero muito ler este livro.

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bom?
    Esse livro ter um romance emocionante com uma narrativa crível. Tenho os dois livros da autora lançados pela NC, mas não li ainda. Gosto de histórias cativantes como essa e estou com boas expectativas com a leitura.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu adorei a resenha e não conhecia o livro (nem a autora, socorro). Gostei muito do que o livro se trata, apesar de ter lido poucos livros desse jeito, que tratem mais do passado do que do presente. Sinceramente, gostei tanto deste livro que pretendo sim adicionar a minha lista. Só não garanto quando lerei, mas quem sabe não dá certo e ser em breve, não é mesmo?

    Beijos!
    Hels, The Blue Blog

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Um final coerente é fundamental em um livro, mas confesso que esse não me chama atenção, não estou numa vibe para ler o gênero.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. eu tô com ele aqui pra ler mas não tive tempo ainda... espero gostar da história tanto quanto você... ainda não li nada da autora ainda...

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^