[Desabafo] Adaptações de livros em filmes que não deram certo!


 Hoje o desabafo é literalmente pessoal! Pois é, eu preciso falar com vocês sobre alguns filmes que me decepcionaram totalmente! Eu vou contar pra vocês que história é essa de livros adaptados para o cinema que não deram certo no meu ponto de vista. 
Segue na leitura e depois me conte sua opinião; combinado?

Sabe aquele livro/série/trilogia que você leu e amou? Aquela história seja ela de romance, ficção científica, aventura, fantasia, enfim, independente do gênero, o fato é que te conquistou e da qual você é muito fã? Então me conta qual é o seu primeiro pensamento quando vê a notícia de que será adaptado para filme/filmes? Pois bem, o meu é um só: Tomara que seja o mais fiel possível ao livro e que não estraguem a história!

Claro que depois desse pensamento vem a questão de desejar que escolham bons atores para representar os nossos queridos personagens, que apresentem um bom cenário, uma trilha sonora bacana e que tenham condições de realmente fazer as filmagens com qualidade, etc e tals...

Mas infelizmente não é bem por aí que a banda toca as vezes. Algumas adaptações cinematográficas da literatura para a telona definitivamente me decepcionaram, são elas.
·        Academia de Vampiros - O Beijo das Sombras: Pois é, realmente não me agradou. Não é totalmente dos piores, mas poxa, merecia uma adaptação melhor. Os atores não foram bem escolhidos, não é que eles sejam ruins, eles só não condizem muito bem com a discrição dos personagens que a autora fez no livro e isso foi um ponto muito negativo. Apesar da idade, Rose tem uma aparência mais de mulher, menos de menininha e Dimitri? Sem comentários, eu não enxerguei o "Damphir fatal" em momento algum no filme, acho que nosso mocinho até se revirou nas páginas do livro devido a isso. E acredito que a autora não deve ter curtido muito a franquia fraca de um filme baseado no que ela criou. Vejam bem, ela tem uma ótima série adolescente de fantasia e romance paranormal que fez um grande sucesso entre muitos jovens adultos e as expectativas para com esse filme eram muitas e ele foi - falando no popular -, ele foi totalmente broxante. Pode ser que tenha sido falta de recursos financeiros, já que os efeitos utilizados não foram dos melhores, podem ter inúmeros motivos, mas o fato é que o filme não conquistou os fãs da série em sua maioria e me incluo nesse time.
·        Os Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos:  É uma série literária que conta com seis livros e aborda fantasia, de autoria da autora Cassandra Clare. Não vou me prolongar sobre esse filme, porque se Academia de Vampiros me decepcionou (e acho que foi a questão financeira que pegou para aquele filme mesmo) esse aqui foi a gota d'água. Gente, na minha humilde opinião o filme ficou péssimo! Péssima escolha de elenco, péssimas atuações dos principais personagens, péssima adaptação, muitas mudanças. Meu Deus, estragaram tudo!
·        Harry Potter e o Enigma do Príncipe: Me julguem, mas sim, considero Harry Potter e o Enigma do Príncipe um filme ruim! Gente, pelo amor de Deus, o filme foi infiel demais para com a obra original, fugiu demais do livro! E esse é o motivo pelo qual encaixo ele aqui e considero que me decepcionou! Fazer o que, não é?
·        O Código Da Vinci: Simplesmente me decepcionou, não sei explicar o motivo, mas o filme ficou maçante pra mim, bem diferente da empolgação que tive lendo o livro...

Sim, concordo que não é fácil pegar uma história e levá-la para as telonas, ainda mais histórias que tem milhares de fãs e que a maioria é exigente. Mas penso que a partir do momento que se dispõem a isso então que o façam com qualidade, porque é sério, é decepcionante para quem é fã de uma história vê-la retratada inadequadamente. Sim, sei que existe necessidade de várias "adaptações" literalmente para conseguir reproduzir a história, todavia existe uma imensa necessidade de ser o mais fiel possível ao original, afinal, ela já foi escrita e isso conta muitos pontos para com os fãs da mesma. A fidelidade para com os livros é essencial nesses casos - ao meu ver -  e infelizmente muitas franquias ignoram essa importância. São muitas questões importantes a serem levadas em consideração, como por exemplo: o uso adequado de computação gráfica - nem mais nem menos, tem que ser na medida certa. Algumas adaptações pecam por exagerarem no uso das ferramentas que tem à disposição, outras por usarem pouco. A verdade é que perde-se muito de qualidade e tempo que até mesmo quem lê e gosta do mundo fantástico estranha certas situações.

Além dos filmes mencionados, temos a adaptação de Dezesseis Luas e A Hospedeira que não emplacaram, mas destes não vou falar pois não li os livros. Assisti Dezesseis Luas e não gostei. 

É, eu disse que esse desabafo é pessoal. Muita gente deve ter gostado desses filmes, mas eles não me convenceram e eu precisava contar para vocês. 




Por isso, abram seus corações: dos mencionados, qual a sua opinião?


E fora estes, qual foi aquela adaptação literária que foi para as telonas mas que lhe decepcionou totalmente?




Conte-me tudo e até a próxima!




Não deixe de participar da promoção do aniversário comunitário que está rolando aqui no Blog, basta clicar na imagem abaixo e você será redirecionado para a postagem da promoção.

Participe e boa sorte!






7 comentários:

  1. Poxa,há muitas adaptações ruins mesmo. Apesar de não ter lido "Dezesseis Luas" creio que o livro não deva ser tão ruim como o filme,que achei péssimo. Sobre os seus citados,não posso comentar muito pois não li os livros.Mas pelo menos os filmes eu gostei. e não acho que gostaria menos se tivesse lido.Infelizmente é difícil um filme ser 100% fiel história original;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super concordo.... apesar de eu ter gostado do academia de vampiros. Cidade dos ossos me decepcionou e muito, ainda não li o código da vinci então não tenho uma opinião formada kkkk

      Excluir
    2. Super concordo.... apesar de eu ter gostado do academia de vampiros. Cidade dos ossos me decepcionou e muito, ainda não li o código da vinci então não tenho uma opinião formada kkkk

      Excluir
    3. Super concordo.... apesar de eu ter gostado do academia de vampiros. Cidade dos ossos me decepcionou e muito, ainda não li o código da vinci então não tenho uma opinião formada kkkk

      Excluir
    4. Super concordo.... apesar de eu ter gostado do academia de vampiros. Cidade dos ossos me decepcionou e muito, ainda não li o código da vinci então não tenho uma opinião formada kkkk

      Excluir
  3. E fora estes, qual foi aquela adaptação literária que foi para as telonas mas que lhe decepcionou totalmente?

    Dezessete luas: ou, pqp, que filme ruim, saiu totalmente fora da casinha hahahahaha, atuações pessimas e sofridas.

    Saga Crepúsculo: ok, me julguem, adoro a saga, mas os filmes.. PELO AMOR DE DEUS.

    Percy Jackson: qualquer filme, mas o mar de monstro é o pior na definição, o ciclope, não tenho nem palavras para descrever o tanto que ficou ridículo.

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.