Lançamentos Maio de 2015: Editora FGV



A "Época Pombalina" no mundo luso-brasileiro - Como outras tantas "totalidades históricas", a Época Pombalina é uma "construção histórica", qualidade previamente ressalvada pelos organizadores. Assim, à luz anunciadora de um período, o livro contempla realidades de um vasto império da Época Moderna. Sua relevância consiste no fato de se tratar de uma obra organizada e publicada no Brasil, caracterizada por um enfoque múltiplo que vai da história econômica à nova história política, passando pela história cultural e outros campos da história, abrangendo uma variedade de temas, muitos dos quais já classicamente abordados nos estudos pombalinos.



Os anos da ditadura foram ásperos e sombrios. Mais sinistro, destacou-se na memória social o governo do general Médici, entre 1969 e 1974, os "anos de chumbo", em que o arbítrio parecia eternizar-se. Entretanto, este livro evidencia um processo social mais complexo. Naquele período houve também avanços econômicos, vitórias esportivas, comemorações entusiasmadas de orgulho patriótico. Anos de chumbo, sem dúvida, mas de ouro também. Ao superar versões simplificadas, o texto que você vai ler incentiva a reflexão crítica e faz obra de história. 





Nas culturas e territórios ibéricos de além-mar, as estratégias de ascensão social e impedimentos, de qualidade ou de sangue, determinados pelas monarquias, revelam que os nobres estavam submetidos a configurações distintas nas duas bandas do ultramar ibérico. O livro pretende, em princípio, realizar um balanço da produção historiográfica dedicada aos nobres radicados ou nascidos na América Hispânica e Portuguesa. O diálogo entre diferentes abordagens da história permitiu o autor avançar com o debate, apontar alguns impasses e criticar a historiografia brasileira. O resultado é uma contribuição bastante original ao tema das origens dos privilégios e das hierarquias nas Américas Ibéricas.

Nenhum comentário

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.