8 de março de 2018

Cinema & Tal: Pantera Negra.

em 8 de março de 2018

11 comentários
Título original: Black Panther.
Data de lançamento: 15 de fevereiro de 2018.
Duração: 2 horas e 15 minutos.
Direção: Ryan Coogler.
Tipo de filme: longa-metragem.
Roteiristas: Joe Robert Cole e Ryan Coogler.
Criadores originais: Stan Lee e Jack Kirby.
Produção: Kevin Feige, Louis D'Esposito, Victoria Alonso e Stan Lee.
Diretora de fotografia: Rachel Morrison.
Trilha sonora: Ludwig Göransson.
Produtoras: Marvel Studios e Walt Disney Pictures
Distribuidor brasileiro: Disney / Buena Vista.
Gênero: Açãoaventura, ficção científicafantasia.
Nacionalidade: EUA.
Elenco: Chadwick BosemanT'Challa / Pantera Negra, Michael B. Jordan – Erik Killmonger, Lupita Nyong'oNakia, Danai GuriraOkoye, Letitia WrightShuri, Martin FreemanEverett K. Ross, Daniel KaluuyaW'Kabi, Winston DukeM'Baku, John Kani – Rei T’Chaka; entre outros.

Não recomendado para menores de 14 anos.

Sinopse: Após a morte do rei T'Chaka, o príncipe T'Challa retorna a Wakanda para a cerimônia de coroação. Nela são reunidas as cinco tribos que compõem o reino, sendo que uma delas, os Jabari, não apoia o atual governo. T'Challa logo recebe o apoio de Okoye, a chefe da guarda de Wakanda, da irmã Shuri, que coordena a área tecnológica do reino, e também de Nakia, a grande paixão do atual Pantera Negra, que não quer se tornar rainha. Juntos, eles estão à procura de Ulysses Klaue, que roubou de Wakanda um punhado de vibranium, alguns anos atrás.


De onde veio que eu não vi? Que tiro foi esse, gente? Pantera Negra pode ser resumido em apenas uma palavra: Sensacional! Mas tenho de falar um pouco mais sobre ele, então... vamos lá?!

Pantera Negra é um filme incrível. Em minha opinião foi bem construído e trabalhado. As motivações dos personagens nos convencem e a forma com que eles lidam com cada obstáculo também. Começo dizendo que sim, para quem curte o universo cinematográfico da Marvel, esse é um filme indispensável! É um dos melhores filmes da franquia que já assisti.

A história é frenética e nos é contada de modo rápido, tudo vai se encaixando e o brilho nos olhos de quem assiste só aumenta. Confesso que conheci o Pantera Negra apenas nos filmes, de Guerra Civil direto para o seu espetacular filme, e que por isso não posso falar da origem do personagem dentre outras coisas. O que tenho para dizer é baseado apenas nos filmes e eu AMEI tudo com o que me deparei até agora.

Wakanda é um sonho de lugar, de organização, respeito, desenvolvimento como um todo. A sociedade que nos é apresentada cativa e conquista rapidamente, o modo como vivem e tudo o mais. E o filme ainda nos dá um belo tapa na cara, porque nos mostra que às vezes o que fazemos não é nada perto do que poderíamos fazer, ou que nos esconder pode não ser tão justo como pensamos, as vezes o medo não nos permiti ir além e ficamos assistindo coisas que não deveriam acontecer serem impostas a quem não merece, é aquele velha e sabia frase: “O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer” – Albert Einstein.

Wakanda é escondida do mundo, protegida de todos os modos. Eu realmente gostei da motivação do “vilão” – sim, entre aspas, porque não consigo considerá-lo totalmente vilão, acho apenas que ele tentou atingir sua meta por um caminho errado e que se permitiu consumir não só pelo desejo de “ver Wkanda” pelo mundo, mas o de “vingar” seu pai. Não existem desculpas para o caminho que Killmonger escolheu, mas é compreensível, apesar de não aceitável – porque convenhamos, mal não se desfaz com mal. E a quantidade de vidas que ele ceifou, a pessoa fria que se tornou, a liderança por imposição e não por respeito que ele tenta enfiar a goela abaixo de seu povo são coisas inaceitáveis, mas parte do que ele queria, não era, se ela agisse de modo correto e não através da violência.

Segredos são revelados, vidas são ceifadas, Wakanda é virada de cabeça para baixo pelos seus, você tem de escolher um lado, mas como pode fazê-lo quando o “principal vilão” lhe conquista tanto quanto o “mocinho”? Não sei como, mas apesar de tudo torci muito do começo ao fim por T’Challa.

Reinar não é tão fácil quanto parece, crenças e culturas devem ser seguidas, mantidas e respeitas. Apesar de ser o soberano, T’Challa mostra maturidade em saber ouvir os outros, ainda que as vezes possa ser impulsivo. Às vezes os sentimentos o assolam e isso, para minha pessoa – claro – explica certa parte do filme, onde ele está “fraco” para lidar com o que bate a sua porta. 

A grande verdade é que T’Challa tem de lidar com problemas internos, externos, e com as consequências das escolhas dos líderes passados de seu povo. Ele tem de fazer escolhas, lutar pelo que acredita, contra parte do que conhecia como certo, lidar com a mentira e com as consequências dela. Tem de lutar pela vida, pelos seus e pelo mundo, porque se ele perder as consequências podem ser catastróficas e é assim que o enredo se desenrola.

Gostei muito da atuação de todos os atores, acredito que não poderiam ter feito escolhas melhores, cada um deu a intensidade correta aos seus personagens tornando-os marcantes nos momentos necessários. É, como todos já sabem, o primeiro filme onde a predominância é de atores negros e achei isso um arraso. O embasamento em diversas culturas, a representatividade que isso trás, ainda que em um filme fictício é algo maravilhoso e indescritível. A repercussão que esse filme tem na questão social do mundo, uma repercussão extraordinariamente positiva é sensacional. Vale a pena assistir e refletir. Não sou uma estudiosa em história, mas para quem se interessa pelo assunto, vale a pena pesquisar sobre o passado, a origem de alguns povos e o que acontecia entre eles, como se espalharam pelo mundo, dentre outros assuntos polêmicos que prefiro não abordar.

E não vamos esquecer da importância que Wakanda  e os seus terão nas próximas sequências, porque se tem algo que a Marvel faz com maestria é interligar seus filmes. 

Para finalizar, o que tenho a dizer, é? Mesmo que você esteja cansado de filmes de super heróis – eu não estou, me julgue – assistam! Assistam porque esse filme é SENSACIONAL em todos os aspectos! Roteiro, imagem, direção, efeitos especiais, tudo está incrível, a Marvel mais uma vez nos surpreende e conquista. Que venham os próximos filmes!

Até mais ver!

Classificação: 

11 comentários :

  1. Eu acredito que se canse de tudo, menos de filmes de super heróis!rs
    Eu também adoro e não abro mão de viajar nos efeitos especiais deste gênero.
    Ainda não fui ver Pantera, mas sei que farei isso em breve(dias turbulentos).Mas tudo que li e vi até agora, fica até pequeno, tamanha a grandiosidade do longa.
    A escolha dos atores,um elenco de peso, cenário, tudo perfeito!
    Verei em breve!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Pois então, não assisti ao filme mas acredito que tenham acertado mesmo, principalmente no personagem. A crítica é ótima e as resenhas também. Não sou fã de filmes únicos de heróis mas acho que este veio para detonar mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana, tudo bem? Eu amei Pantera Negra! Adorei a história, achei o vilão bem construído, gostei do figurino, das atuações, do elenco, enfim, de tudo! Um dos melhores filmes da Marvel om certeza! Agora que venha mais um filme dos Vingadores!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Melhor filme do ano! Como eu queria ser uma moradora de Wakanda, meu deus, tudo nesse filme é incrível, adorei cada partezinha dele, principalmente as piadas sobre brancos, é engraçado pra um negro ver essas situações, de verdade. Sem contar as guerreiras que são um show a parte.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ana, tudo bem? Assisti semana passada o filme e gostei bastante. A representatividade que ele propõe me deixou muito feliz e emocionada. Estou torcendo para concorrer pelo menos ao Oscar de melhor figurino, porque ficou espetacular.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ainda não vi o filme, mas quero muito ver. Meu irmão foi no cinema e amou. Pelo que tenho visto a Marvel mandou muito bem nessa adaptação. Gostei de terem focado em outras culturas e representado tão bem, sem dúvida merece nossa atenção.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi! Não vi o filme, mas sei que tá sendo considerado um dos melhores filmes de super herói já feitos! Não vejo a hora de assistir, porque além, claro, de toda a temática heroica, tem o lance da representatividade para os negros, e todo o trabalho de caracterização do filme na África e os detalhes da cultura negra. Quero ver!
    Bjoxx

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Apesar de não ser tão chegada ao universo dos super heróis, tenho visto tantas críticas positivas, que mal posso esperar pra conhecer da história do Pantera Negra. Sem contar que o elenco também está de altíssima qualidade.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana!
    Ainda não tive oportunidade de assistir o filme, mas estou morrendo de curiosidade após tantas críticas positivas. Wakanda parece ser um lugar incrível mesmo, estou louca pra conhecer. Sem falar que realmente o elenco parece ter sido bem escolhido, mas o que me chama mesmo a atenção é a representatividade. Espero ver esse filme logo! rs
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  10. Fui para o cinema assistir esse filme bem desanimada. Tenho um filho de 10 anos que ama super heróis e fui apenas para acompanhá-lo e caramba, ainda estou impactada pelo que vi e senti neste enredo. Na minha opinião, o melhor filme de super herói do universo Marvel e confesso que o vilão me tirou do eixo também.
    Amei sua resenha!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Nossa quero muito assistir esse filme, vejo só critica positiva sobre ele e isso me animou ainda mais, adorei as questões que nele foram levantadas e que só vieram agregar.
    To muito curiosa para assistir e falar minha opinião também.
    Beijuh

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^



TOPO