Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

20 de janeiro de 2018

Resenha: Apenas Um Ano – Gayle Forman.

Titulo: Apenas Um Ano.
Autora: Gayle Forman.
Duologia: Apenas um dia.
Livro: 02.
ISBN-13: 9788581636719.
ISBN-10: 8581636713.
Ano: 2015.
Páginas: 348.
Editora: Novo Conceito.
Gênero: Romance, youg adult, aventura, ficção.
Categoria: Literatura Estrangeira.
Encontre no Skoob.
Compre: aqui.

Sinopse: Em Apenas um Dia, os momentos de paixão entre Allyson e Willem foram interrompidos de maneira abrupta, lançando a jovem em um abismo de questionamentos e dor. Agora a história é contada pela voz de Willem. Sem saber exatamente o que o atraiu na garota de olhos grandes e jeito comportado, o rapaz inicia uma busca obsessiva por pistas que levem até a sua Lulu mesmo sem saber sequer o seu nome verdadeiro.

Enquanto tenta compreender o mistério que os separou, Willem se esforça para costurar relacionamentos desgastados e procura respostas para o futuro. Mais do que uma aventura de verão, o encontro em Paris significou para ele o início da vida adulta.

Da mesma autora dos best-sellers Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi, Apenas um Ano reúne todos os ingredientes de um romance imperdível: viagens, saudade, encontros, desencontros e amor.
  


Ei gente, como prometido, voltei para falar da continuação do livro “Apenas um dia”, vamos de “Apenas um ano”!

No primeiro livro Allyson e Willen vivem um dia mágico e único em Paris, um dia que foi narrado por ela de forma totalmente apaixonante, mas esse dia é interrompido sem que seja possível uma despedida. 

A grande pergunta que tanto queremos descobrir no primeiro livro finalmente é respondida, agora na visão de Willen a autora nos leva a conhecer detalhes do que de fato aconteceu no dia da separação do casal. 

Assim como Allyson, um dia em Paris teve um grande impacto na vida de Willen, e da mesma forma ele também tentou encontrar a menina da qual nem se quer sabia seu nome verdadeiro. Com algumas pistas deixadas por ela em diálogos que tiveram durante o mágico encontro, com isso ele embarca rumo ao seu destino, o qual acredita ser onde encontrá sua Lulu.

" Compreendi, naquele momento, que Lulu e eu tínhamos começado algo, algo que sempre quis, mas algo também que tinha medo de ter."

E assim nos vemos totalmente envolvidos na trajetória que o personagem segue, sofreremos ao descobrir o quão perto o casal esteve de se encontrar em alguns momentos. No entanto a autora nos faz ver a importância desse encontro não ter sido de imediato. Descobrimos que a sua intenção é nos levar a conhecer o que de fato aconteceu na vida de Willen, suas perdas, sofrimento e o seu real motivo para ter posto o pé na estrada.

"Aquele dia, tão marcado em minha memória, é apenas mais um dia para o restante das pessoas."

Durante a busca por sua Lulu se desenrola uma linda história de amadurecimento, descoberta, perdão, reencontros, laços que precisavam ser refeitos, a dor da perda, nos proporcionando lições valiosas sobre o amor e laços de família.

Li os dois livros com o coração na mão, por alguns momentos achei a história um pouco arrastada, mas isso não tirou o brilho e o meu interesse pela leitura. Como no primeiro, Shakespeare está presente em quase todas as páginas de forma essencial. Apesar do livro ser sobre o romance de um casal, esse não é foco real do enredo, por isso, assim como o primeiro, a cereja do bolo só acontece no final.

O livro termina da mesma forma que o primeiro, que pode te levar a frustração total. Graças aos deuses a autora teve misericórdia e escreveu um conto, Just One Night, que trás a conclusão da duologia. Livro esse ainda não laçado no Brasil, para o nosso desespero.

Indico a história para quem gosta de um bom romance com lições de vida que podemos trazer para nossa realidade, onde precisamos aprender que nem tudo é o que parece e que precisamos sempre saber o outro lado da moeda. Fora os lugares maravilhosos que o personagem principal passa e nos deixa morrendo de vontade de por a mochila nas costas e conhecer esse mundão que Deus nos deu.

A capa segue a dinâmica da segunda edição do primeiro livro, folhas amarelinhas e com o tamanho de fonte agradável.

Voltarei para falar sobre o conto, se o final é realmente grandioso para ser aplaudido de pé, e fecharmos as cortinas como nas grandes peças de Shakespeare. 

22 comentários :

  1. Como o romantismo sempre esteve presente nos meus dias, namoro estes livros desde que vi a capa e a sinopse do primeiro livro.
    É possível viver um grande amor em um dia? Sim! Sem sombra de dúvidas sempre vou acreditar no amor. Se a gente não gostar de alguém em um minuto, podemos também, amar alguém desta mesma forma.
    Quero muito poder conferir esta história de amor, de perdas e de crescimento. Ainda mais que você mencionou também o cenário(amo)
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Amei sua resenha. Parece ser um livro maravilhoso, eu sinceramente li dois livros da autora e apesar de ter adorado sua escrita não tive mais interesse em ler os outros. No entanto, sua resenha muito me chamou a atenção a respeito do que o livro aborda pois tenho muito interesse em histórias assim. Fiquei aqui curiosa com tudo que deve acontecer em ambos os livros. E que bom que ela escreveu um conto dando desfecho na história.

    bju

    http://naturezaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gostei e muito da sua resenha. Tem tudo para ser maravilhoso e me deixou curiosa. <3
    Espero consegui ler em breve

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiii flor, tudo bem?
    Fiquei bem interessada em ler esse livro, tenho outras obras da Gayle e sou apaixonada pelo trabalho e as histórias que ela escreve, sempre se tornam uma das leituras mais prazerosas, quero muito ler essa dica, sua resenha ficou ótima.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Eu li o primeiro e simplesmente odiei, a personagem principal é um tonta e o rapaz não fica atrás, definitivamente não tenho vontade de retomar essa trama.

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada da Gayle, mas sempre tive curiosidade. Esses livros dela fazem bastante sucesso, parecem ser romances emocionantes.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Gosto bastante quando acompanhamos uma série e no decorrer delas podemos perceber o amadurecimento dos personagens, as lições que eles aprendem que muita das vezes nos ensinam algo, isso é perfeito. Mas acredita que tentei ler o primeiro livro e não rolou?! Depois tentei ver o filme e não durou 15 minutos. Por mais que seja reflexivo, com boas lições de vida, como mencionou eu não me sinto atraída pela estória, talvez tenha sido apenas com o primeiro livro, mas prefiro não arriscar.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho muita vontade de ler esse livro e adorei ler a sua resenha sobre ele, eu acho que é uma obra que vai me prender na leitura e que eu vá gostar bastante.

    ResponderExcluir
  9. Oi Danuzia, acabei não lendo este livro e conhecendo a procura de Willen. Gosto da escrita da autora, apesar de alguns acharem um pouco monótona.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  10. Ola,
    Adoro os livros da autora Gayle, dos dois que eu ja li, tratavam de assuntos muitos serios e até considerados pesados, porem, era de uma forma leve e facilmente a leitura fluia, e acredito que nao seria diferente comigo com Apenas um Ano e que estou mega ansiosa para ler, parabens pela resenha.

    ResponderExcluir
  11. Oi Dan, tudo bem?

    Confesso que eu não gosto dos livros dessa autora.
    Não li esse, mas não tive uma boa experiência com um outro livro dela, e com o fato de não ter gostado da escrita dela, acabo passando direto dos demais livros da autora.
    Que bom que você gostou!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li nada da autora e nem tinha muita curiosidade. Mas sua resenha me deixou curiosa. Essa trama me lembrou um pouco um filme que eu amo, Antes do Amanhecer. Além disso, fiquei muito curiosa para saber o que aconteceu para interromper aquele dia e fazer com que eles se separassem.
    Adorei sua resenha e vou procurar o primeiro livro para ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Eu assistir apenas ao filme baseado no primeiro livro, mas confesso que fiquei interessada em ler os livros, esse segundo parece trazer ótimas lições, não gosto de leitura arrastada, mas que bom que o livro se tornou uma ótima leitura!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Dan, me apaixonei pelos livros através de você, sua palavras maravilhosas nos leva a um mundo diferente, fiquei ansiosa em ler, anotada a dica. Obrigada, bjs!!

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Sempre tive curiosidade de ler os livros da Gayle Forman, pois sempre vejo comentários positivos sobre a escrita dela. Gostei bastante da tua resenha. Espero que surja oportunidade de lê-los em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Adorei os outros livros da Gayle, mas esse ainda não li e parece ser uma leitura bem agradável, surpreendente e com muitos dramas. Fiquei com vontade de realizar essa leitura e conhecer mais da jornada desses personagens.
    Dica anotada!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  17. Realmente estou muito receosa em ler outros livros da autora, pq amei "Se eu ficar" e detestei "Para onde ela foi". Então dá um baita medo me apaixonar por um e detestar o outro.

    Nara Dias
    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
  18. Oiii!

    Eu não li esse livro ainda, só li uma obra da autora e gostei bastante (Eu estive aqui) mas vi umas criticas dizendo que essa era um pouco mais fraca, então deixei de lado. Gostei bastante de saber sua opinião sobre a obra e fico feliz que foi uma leitura satisfatoria. Será que vão traduzir o conto??

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  19. Que resenha deliciosa! O enredo é interessante e me cativou, a estratégia da autora é interessante e fiquei feliz que você tenha gostado, apesar de ter momentos em que a trama se tornou um pouco arrastada e como você disse não tirou o brilho do todo, isso é muito legal.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  20. Oi Danusia, como está?
    Eu li a resenha anterior para me situar melhor e fiquei encantadíssima pela proposta dessa duologia! Não sou exatamente uma romântica incorrigível, mas adoro uma bela história de amor!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky
    http://galaxiadeideias.com
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. eu tentei ler esse livro uma vez mas infelizmente ele não me conquistou, eu achei a leitura muito lenta =/

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Quero ler o livro, mas não comprei até hoje, gosto muito da escrita da Gayle!!
    Bjs

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^