Resenha: Viva a Vagina.

Título: Viva a Vagina.
Autoras: Nina Brochmann e Ellen S. Dahl.
ISBN-13: 9788584390922.
ISBN-10: 8584390928.
Ano: 2017. 
Páginas: 344.
Idioma: Português. 
Editora: Paralela.
Categoria: Educação, Comunicação.
Encontre no Skoob.
Compre: aqui.
Cortesia / Blog em ação
 Companhia das Letras 2017.


Sinopse: Você pensou que conhecia seu corpo? Pense de novo! Viva a vagina explica tudo o que você sempre quis saber sobre a vagina, mas não ousou perguntar. Aprenda a verdade sobre orgasmos femininos, a dança dos hormônios menstruais e o que exatamente é a vulva. Este livro também oferece explicações detalhadas para finalmente entender como os diferentes tipos de contraceptivos funcionam no corpo, como é uma vulva “normal” e se o uso de meias pode mudar sua vida sexual. As estudantes de medicina e educadoras sexuais Nina Brochmann e Ellen Støkken Dahl utilizam os conhecimentos médicos para oferecer informações confiáveis e desmistificar o órgão sexual feminino. Com uma abordagem direta e bem humorada, é uma leitura obrigatória para mulheres (e homens!) de todas as idades.

 

Primeiramente quero dizer que não tenho vergonha de andar com esse livro na rua, pois essa foi uma das perguntas que mais ouvi devido ao título dele.

Viva a Vagina é um livro, uma biografia ou uma bíblia, o que você desejar, aborda em partes bem detalhadas sobre nosso órgão – feminino, a vagina – que todos têm um tabu enorme de falar sobre. No começo eu fiquei com medo de ser mais um livro chato que apenas explicasse por cima, porém ao que fui lendo percebi que ele entrava nos mínimos detalhes, que explicava desde o órgão em si, aos problemas que possam ter menstruação, primeira vez e muito mais.

Ao decorrer da leitura pude ver que o que eu sabia não era nada comparado ao que ainda devia saber que era muito cética e que esse assunto precisa sim ser conversado com todo mundo, até com homens. A primeira parte do livro é sobre a genitália em si, com desenhos e legendas, a autora explica em partes esmiuçadas de forma interessante tudo o que precisamos saber.

“O motivo por que nos preocupamos tanto com a terminologia é que o aparelho genital é muito mais do que a vagina, mesmo que ela certamente nos seja muito querida!”

Cada parte do livro tem subtítulos que entram em certos assuntos sobre os quais poucas pessoas são capazes de dialogar. Outra ideia do livro que achei significativa foi a parte que compara o que vemos na TV com o que já aconteceu antigamente.

“A ideia sobre a virgindade está por todo lado na cultura popular. O hímen da vampira Jéssica, de True Blood, se regenera depois de cada relação sexual, e ela sangra toda vez, como se fosse a primeira. A dúvida cerca Margaery Tyrell de Game of Thrones: será que ela realmente é “pura” depois de se casar com o terceiro rei?”

A ideia de que antigamente a mulher deveria sangrar na primeira vez é passada, porém, será que todas sangramos? Todas as perguntas populares são feitas e respondidas nesse livro. Além de falar discorrer sobre o tema principal, as autoras também colocam educação como um ponto forte, como quando a criança nasce com um sexo, todavia sente-se como se tivesse outro. A parte psicológica, como cada um se sente também é importante, ainda mais nesse mundo onde todos se reprimem por algo que é tabu ou não aceitam falar.

“Moças bem-educadas não podiam chamar a atenção para a necessidade de higiene íntima de vez em quando. Até admitir que se limpavam as partes íntimas era tabu, como se isso pudesse revelar o grande segredo da secreção vaginal.”

Além de desenhos, o livro nos traz tabelas explicativas quando necessário, explicando quando algo é um problema ou não, todavia temos que entender que ir ao médico não é um problema e não precisamos ir só quando notamos algo diferente, na verdade o livro quer nos mostrar a importância de nos cuidarmos.

Amei ler esse livro, não só pelo conteúdo, mas também por querer entender mais sobre o meu corpo. O que posso, o que devo ou não fazer – principalmente pensando na saúde. Ter um guia para cada parte é importante e entender que devemos conversar sobre o assunto é ainda mais, porque é quando nos conhecemos que podemos viver melhor e sim, mulheres, conhecer o seu corpo como um todo inclui a sua vagina.

Ah, não posso deixar de mencionar que as referências relacionadas a séries e livros são bem bacanas, afinal de contas, aprendemos sem "sair do universo" que adoramos na literatura, ainda que "batendo um papo" com as autoras sobre assuntos importantes e reais.

A edição é simples e bonita, a capa ficou bacana, nada apelativa, o que achei muito legal. Uma boa revisão para um bom livro, e uma leitura leve e simples ainda que importante e bacana, é o que você vai encontrar aqui. Recomendo para todas as mulheres, e também para os homens que queiram entender melhor tudo isso, por que não?

Classificação:

13 comentários:

  1. Quando vi o lançamento deste livro, admito que meio que torci o nariz, mas agora lendo a primeira resenha dele, mudei totalmente de ideia!
    Quero muito conferir o conteúdo. Também não teria vergonha de ler ele em público não. Há tantas "vergonhas" maiores.
    Acredito que se conhecer seja o primeiro passo para descobrir alguns "problemas" e pudores que nos cercam diariamente!
    Vai para a lista de desejados.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. nem tem motvo para ter vergonha, esse povo tem cada ideia né?
    parece ser um livro bem interessante, fiquei com vontade de ler

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bom?
    Eu não sei se leria pois a premissa não me interessou mesmo, mas a capa nem é tão polêmica assim! Tem livros hots que trazem homens e mulheres seminus e o povo lê onde bem entender, essa não deveria ser motivo de v ergonha mesmo! Haha

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não conhecia esse livro. Achei muito interessante e até com uma abordagem bem didática. Ótimo para rodas de debates. Toda forma de propagação do conhecimento acho válido.
    Dica anotada!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Oiee Ana ^^
    Eu cheguei a ver o livro no catálogo de lançamentos da editora, mas queria ver o que o pessoal ia achar primeiro, antes de decidir lê-lo. Ver que você gostou me deixou animada, e eu tô curiosa para conhecer esses pontos que você mencionou, até porque, como você disse, é um assunto considerado tão "tabu" e "polêmico", que a gente quase nem fala sobre essas coisas, né?
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi.

    Já tinha visto esse livro, porém nunca tive vontade de conhecer. Acho o título bem original, mas o enredo não me chamou a atenção. Apesar de parecer ser legal, vou passar a dica dessa vez.

    ResponderExcluir
  7. Adorei essa resenha, parabéns!!! Sua tia, Ana Luz que indicou o blog.

    ResponderExcluir
  8. Eu teria vergonha de andar com esse livro por ai, eu confesso. Hahah
    Mas achei super interessante a abordagem dele. Como você disse, não foge daquela fantasia legal que gostamos na literatura falando sobre séries e personagens conhecidos.
    De certa forma, é um livro que todos deveriam ler. Conhecer mais sobre o próprio corpo evita muita coisa, rs.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ana!
    Esse livro parece ser realmente muito informativo! Achei maravilhoso que ele aborda mais do que os aspectos gerais, que querendo ou não é só o que a gente aprende na escola. Vou super garantir um exemplar dele pra mim! Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Confesso que quando eu li o título, pensei que seria um livro mais cômico. Mas achei bem interessante o livro explicar tanto e ser bem informativo, onde podemos tirar várias dúvidas sobre o próprio corpo.
    Achei bem interessante esse título.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  11. Quando vi a editora divulgando o lançamento fiquei mega curiosa! O título é instigante e capa mais ainda. Essa é a primeira resenha que leio sobre ele e fiquei de boca aberta, positivamente surpresa, agora já quero muito ler e já coloquei nos desejados! Acho que muitas das minhas perguntas finalmente terão respostas :D
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  12. Este livro está na minha lista de desejados desde o lançamento e espero comprar ainda este ano porque acho extremamente pertinente o tema e também acredito que seja um excelente presente para as amigas.
    Adorei a resenha.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?
    Já tinha visto esta capa por aí mas tinha achado que era um livro de crônicas, acredita? rs Pois é! Mas voltando ao livro, acho super interessante livros que nos dão conhecimento sobre o nosso corpo e estes nunca devem ser motivo de vergonha, não é mesmo? Super quero ler este livro, porque informações nunca são demais! Curti saber sobre estas referências a séries e livros também! Só me deixou mais curiosa! rs
    Amei a resenha <3
    Beijos!!

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^

Tecnologia do Blogger.