Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

10 de dezembro de 2017

Resenha: Golem e o Gênio.

Título: Golem e o Gênio.
Autor: Helene Wecker.
Editora: Darkside Books.
ISBN-13: 9788566636482.
ISBN-10: 8566636481.
Ano: 2015. 
Páginas: 514. 
Idioma: Português.
Gênero: Fantasia, Literatura Estrangeira, Romance.
Encontre no Skoob.
Compre: aqui.

Os confrontos e as barreiras vividas por duas culturas tão próximas, ainda que aparentemente opostas. Em Golem e o Gênio, premiado romance fantástico que a DarkSide® Books traz ao Brasil em 2015, o leitor se transporta à Nova York da virada do século XX, em uma viagem fascinante através das culturas árabe e judaica. Seus guias serão poderosos seres mitológicos.
Chava é uma golem, criatura feita de barro, trazida à vida por um estranho rabino envolvido com os estudos alquímicos da cabala. Ahmad é um gênio, ser feito de fogo, nascido no deserto sírio, preso em uma antiga garrafa de cobre por um beduíno, séculos atrás. Atraídos pelo destino à parte mais pobre de uma Manhattan construída por imigrantes, Ahmad e Chava se tornam improváveis amigos e companheiros de alma, desafiando suas naturezas opostas. Até a noite em que um terrível incidente os separa. Mas uma poderosa ameaça vai reuni-los novamente, colocando em risco suas existências e obrigando-os a fazer uma escolha definitiva.


Boa noite galera, aqui quem fala é o Júlio, trazendo hoje a resenha de um livro com uma história bem incomum, ao meu ver. Esses dois seres totalmente opostos que protagonizam a história a tornam bastante interessante. Chava é fechada, não possui qualquer tipo de conhecimento sobre a vida ou sobre como deve se comportar. Ahmad, preso em sua forma humana após ter sido libertado da garrafa, é arisco, pensa apenas em viver da forma mais divertida possível sem se importar com qualquer outra coisa. Os encontros desses dois seres são bem interessantes vistas todas essas diferenças e um acaba despertando coisas novas no outro. A espécie de Ahmad é conhecida como Djim, são seres feitos de fogo que vivem nos desertos, vivem centenas de anos e podem tomar diversas formas diferentes e realizar várias coisas impossíveis aos humanos, daí o interesse de alguns humanos ambiciosos em aprisioná-los para fins próprios.

Os outros personagens não são menos interessantes, todos eles tem uma história própria que nos é contada ao longo do livro, ao mesmo tempo que o cotidiano de todos. Muito do livro se passa no dia a dia dos dois seres convivendo no meio dos seres humanos e fazendo de tudo para não serem notados, o que não é fácil.

A forma de escrever da autora faz com que tudo isso seja gostoso de ler, em todos os momentos que alguém entra em cena, algo de seu passado é contado, vamos vendo ao longo do livro que tudo está interligado de alguma forma. A maior curiosidade do livro é sobre o passado de Ahmad, do qual nem ele mesmo lembra após ter sido aprisionado, e eu digo, a revelação faz jus ao subtítulo o livro, mostrando como tudo está bem amarrado, nada está ali por acaso. O cenário da antiga Nova York serve bem ao tema da história, tudo é novo aos dois protagonistas, e da forma que eles enxergam o mundo, acaba sendo novo também ao leitor. Algo que achei curioso no livro é a frequência com a qual as pessoas estão nos telhados das casas, isso acontece diversas vezes e não tem exatamente uma explicação. 

A história do vilão da fábula é empolgante, todos os estudos, buscas e detalhes nos fazem querer saber  mais sobre ele, sobre sua origem e que ligação ele tem com Chava e Ahmad. Completamente sem escrúpulos, ele busca algo impossível à raça humana, e está certo de que vai encontrar isso em Nova York de alguma forma. Acaba se misturando à população estrangeira do local e trabalhando como uma pessoa comum, cativando inclusive seus empregadores.

As relações de Chava e Ahmad com seus respectivos guardiões humanos também é bastante explorada, Chava sempre disposta a aprender e Ahmad agressivo quando contrariado, mas ambos preocupando os humanos aos quais se ligaram.

Confesso que demorei um pouco para terminar a leitura devido a um bocado de contratempos (faculdade), o que acredito que me fez aproveitar menos a história do que deveria, mas sim, recomendo muito o livro e seu final valeu realmente a pena.

A edição da Darkside está muito bonita, seguindo o padrão de capa dura da editora, com um marcador próprio, fixo no livro. A capa como mostrado no início da resenha é bem bonita e ilustra bem as duas criaturas, principalmente Ahmad com as chamas. Os detalhes em dourado, na minha opinião, enfatizaram mais o fato de mostrar a cultura árabe, deixando um acabamento bem bonito. Encontrei pouquíssimos erros de português durante a leitura, nada que atrapalhe o entendimento. Vemos também em várias páginas, explicações sobre termos ou fatos históricos citados durante a trama, tudo muito bem feito e caprichado.

Bem pessoal, vou ficando por aqui, espero que tenham gostado da indicação, se já leram deixem aí nos comentários a opinião de vocês a respeito do livro. Até a próxima semana!!!

[QUOTES]
"Eu quero que você me faça um golem que possa se passar por um humano. E quero que seja uma fêmea."

"Rapaz, você sabe o que é um golem? É uma besta de carga. Um escravo corpulento e irracional. Golens são feitos para a proteção e a força bruta, não para os prazeres da cama."

Classificação:

17 comentários :

  1. Gosto muito de livros que trazem este tipo de enredo. Seres que ainda desconhecemos, vivendo no nosso mundo real! Como não conhecia o livro, adorei o que vi e li acima e não há como negar que a DarkSide é a Editora que tem as capas mais lindas nos últimos tempos!
    E pode passear bem em todas as áreas com muita segurança!
    Vai para a lista de desejados com certeza!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Júlio!

    Tudo bem? Faz um tempo que quero ler esse livro porque parece ser uma fantasia muito bem escrita e junto com os personagens bem criados prendem o leitor.

    Eu fiquei bastante curiosa sobre essa ligação entre o vilão e os personagens principais. Acho que esse mistério realmente me prenderia até que tudo ficasse absolutamente claro no livro.

    Outra coisa que chamou a minha atenção foi a menção a Nova Iorque, eu amo histórias que se passam nessa cidade e só por aí o livro já chamou um pouco mais a minha atenção!

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  3. A capa do livro é linda e o título, bem chamativo, adorei. A trama toda em si é bem envolvente pelo que pude notar pela resenha, desperta ainda mais minha curiosidade quanto ao desfecho que mencionou valer a pena.
    Dica anotada.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?

    Até agora li poucas resenhas desse livro. Tenho vontade de lê-lo, mas a oportunidade ainda não surgiu. Me interesso muito pelo enredo e acho, que, provavelmente será uma boa leitura, que irá me agradar muito. Vai entrar para a lista de leituras de 2018.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Sabe que é estranho eu não curtir muito a história de quando tem a cultura da arábia e eu não sei se é porque estou muito acostumada a ler outras coisas sabe? Comecei a ler uma sobre o afeganistão e estou gostando bastante.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Júlio! Já li resenhas desse livro e chegou a bater a curiosidade. Só não tive oportunidade de ler ainda, mas está na minha lista tem um tempo. Gostei muito da sua resenha, bem explicativa e ao mesmo tempo compacta.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bom?
    Eu não sabia que esse livro era da darkside, me mate. Hahaha
    Adorei a capa, e a história parece ser bem diferentona, foge de tudo que temos hoje em dia. Ainda por cima é fantasia, que AMO! Dica anotadíssima!

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Eu AMO esse livro e essa história. Faz dois anos que o li, mas a história ainda está fresca na minha memória, porque foi um livro tão bom de ler. Principalmente por ser tão diferente e incomum.

    A escrita da autora é ótima e ela sabe muito bem como inserir os leitores dentro da obra, sabendo que a história não é muito comum. Adorei a sua resenha e me deu saudade de ler, snif snif.

    beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Júlio!
    Essa edição parece lidona mesmo. DarkSide arrasa sempre!
    Pela premissa, não parece um livro que me agradaria. Vou recomendar ao meu namorado que curte muito esse tipo de livro que contém magia.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  10. Oiii tudo bem??

    Esse livro é uma edição lindíssima, ainda não fiz a leitura apesar de ter na estante. Da dar acabei finalizando por enquanto somente as hqs.
    Adorei conhecer mais dessa história e espero poder ler em breve, e conhecer mais desses personagens e seu dia a dia.
    Adorei.
    Bjs Rafa

    ResponderExcluir
  11. Hey!
    Eu não conhecia a obra, mas só de saber que é da darkside já se pode esperar algo bom. Achei a premissa muito interessante e a resenha me deixou super curiosa quanto ao livro, dica anotada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Tudo bom?

    Primeiramente, a capa é magnífica, está de parabéns! Ainda não tinha ouvido falar da obra, mas acredito que é porque não faz o meu gênero de leitura, mas apesar de tudo achei a premissa bem interessante. Eu fico feliz que gostou da obra e a edição está realmente linda 💜

    Um beijo

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Espero que sim.
    Que capa mais linda é essa? #amei Não lembro de já ter visto esta obra, ou já ter lido alguma resenha referente ao mesmo. Mas, achei a sinopse bem interessante. Quem sabe, né mesmo?
    Parabéns pela resenha!!
    Os Segredos dos Livros

    ResponderExcluir
  14. Eu adorei o enredo e essa coisa de seres que estão fora das nossas concepções interagindo com humanos. Essa capa está muito caprichada e fiquei curiosa com a leitura.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Ah! As edições da Darkside... * suspiros *
    Infelizmente só sei babar pelas edições mesmo, porque lê-las eu não consigo.
    Mas fico bem instigada quando vejo resenhas assim.
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  16. OI!
    Eu comecei a ler esse livro ano passado mas como fiquei bem atolada nas leituras de parceria acabei abandonando pra ler um dia quem sabe kkkkk
    Mas até o ponto que li gostei muito, a história realmente é muito bem construída e você se envolve com os personagens.
    Espero conseguir terminar esse ano

    ResponderExcluir
  17. A Darkside sempre arrasa nas edições, dá vontade de ter todas na estante...mas são poucos os livros dela que tem um enredo que chama minha atenção.
    Golem e o gênio, por exemplo, não desperta meu interesse mesmo gostando de literatura fantástica.
    Bom quando um autor nos apresenta detalhadamente cada personagem que entra em cena.

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^