15 de dezembro de 2017

[Dicas do autor] Diário de Escrita #01 – por Jéssica Nascimento.

em 15 de dezembro de 2017

2 comentários

Oi meu povo lindo. Como vão? Já faz algum tempinho que venho pensando em fazer algo assim, falar sobre minhas manias, meus gostos e como faço para escrever. Vou contar os detalhes nesses posts de diário de escrita e espero que vocês gostem. Vamos lá?!

Primeiro vou começar falando um pouquinho de como comecei a escrever, foi mais ou menos com doze anos, depois de mergulhar no mundo da leitura por uns dois anos – já que comecei a ler para valer com dez anos, e minha primeira leitura foi com o livro da Diva suprema Agatha Christie – claro que minhas primeiras histórias não são dignas de leitura, mas ali eu percebi que gostava realmente daquilo. Escrevi algumas fics com 15 e 16 anos que foram postadas em um site com varias fãnfics de séries, dai mesmo que os personagens não me pertencessem aprendi uma coisa ou outra escrevendo essas historinhas curtas. Alguns anos mais a frente entre na faculdade de Letras e esse foi um grande passo para me tornar uma escritora de verdade.

Depois da faculdade simplesmente coloquei na cabeça que precisava escrever um livro e ser publicada, e foi exatamente o que fiz. Claro que esse primeiro lançamento não foi nem de longe como eu esperava, mas me rendeu algumas experiências maravilhosas – posso contar essa e outras histórias em um novo diário – e outras nem tanto.

Agora vamos falar das minhas ultimas novidades. Estou experimentando alguns aplicativos que ajudam na escrita, lendo livros que contribuem a melhorar diálogos e a escrita de uma forma geral. Meu novo “queridinho” é o Scriviner, uma espécie de Word com várias ferramentas bacanas de escrita. Juntando essas novidades que ando aprendendo com alguns colegas escritores, também estou aperfeiçoando meus “Esqueletos de escrita” – que acredite ou não são uma mão na roda na hora de escrever.

Existe uma infinidade de aplicativos que colaboram para a evolução da nossa escrita, e alguns modelos de escrita interessantes para cada tipo de escritor. Costumo escrever tópicos que me lembrem dos eventos principais que vão acontecer na história, também gosto de descrever meus personagens – mais uma dica valiosa que aprendi lendo sobre dicas de escrita de outros autores – seus defeitos, qualidades, características físicas e outros dados importantes. Também descrevo coisas importantes para a história, por exemplo, na história que escrevo A Escolhida que posto semanalmente no Wattpad, tenho doze clãs de lobos então achei muito importante dar nome a cada um desses clãs e seus respectivos membros, bem como uma pequena história de fundo para cada um deles. Também tenho a árvore genealógica da personagem principal, além dos poderes dela e dos outros personagens envolvidos na trama.


Não tem uma formula certa, mas tudo que mencionei acima funciona muito bem para mim.

Quando crio uma história faço um rascunho primário, com toda a história que gostaria de contar. Certas ideias ou pontos que eu gostaria de contar acabam se modificando ao longo da trama, mas o rascunho inicial me da uma boa ideia de onde quero chegar com aquela história e seus personagens. Algumas vezes as personagens tomam vida e me surpreendem, criam vozes próprias e já não combinam mais com o esboço original, essa é outra história.

Bom, por hoje é só. Gostaram desse diário? Gostariam que eu continuasse? Tem curiosidade em saber sobre minha escrita? Comenta que eu vou adorar falar um pouco mais sobre minha escrita e minhas manias. Você escreve? Então me conte as suas!


2 comentários :

  1. Que dicas fabulosas!!!
    E é tão bom pra nós, leitores, conhecer quem está por trás das letras, nem que seja um pouquinho.
    Cada um tem sua maneira especial de tentar sempre ir aprendendo a aperfeiçoar o dom que Deus deu.
    Eu arranho algumas letras,mas sou da opinião que só escrevo para desabafar, então como minha alma não tem regras, prefiro não tê-las também na escrita(desculpa esfarrapada)rs
    Adorei saber um pouco mais de você!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada por ler minhas dicas, logo logo postarei mais dicas.

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^



TOPO