Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

11 de novembro de 2016

[Filmes & Tal] A Garota no trem.


Então, vamos a minha primeira critica/resenha de filme... Não me matem, ok?! – risos.

Título original: The Girl On The Train.
Título nacional: A Garota no trem.
Ano de produção: 2016.
Data de lançamento: 27 de outubro de 2016.
Distribuidor: Universal Pictures.
Tipo de filme: Longa-metragem.
Duração: 1 hora e 53 minutos.
Direção: Tate Taylor.
Elenco: Emily Blunt, Rebecca Ferguson, Haley Bennett mais
Gênero: Suspense.
Nacionalidade: Eua.
Classificação: Não recomendado para menores de 14 anos.

Sinopse:
Rachel (Emily Blunt), uma alcoólatra desempregada e deprimida, sofre pelo seu divórcio recente. Todas as manhãs ela viaja de trem de Ashbury a Londres, fantasiando sobre a vida de um jovem casal que vigia pela janela. Certo dia ela testemunha uma cena chocante e mais tarde descobre que a mulher está desaparecida. Inquieta, Rachel recorre a polícia e se vê completamente envolvida no mistério.


Para todos que acompanham o blog e leram minha resenha sobre o livro que deu origem a essa adaptação cinematográfica sabem: amei o livro A Garota No Trem e com o film, não foi diferente, em partes... mas vamos lá!

Rachel é uma bêbeda que pega o trem, as 8:04, todos os dias, para? Para fingir que ainda trabalha, para que Cathy não a despeje, já que agora sua vida, para ela, é vazia. Antes, quando vivia com o Tom, seu ex-marido, tudo era em cores e amores.

Mas atualmente, Tom vive com Anna e Evie – a mulher pela qual ele trocou Rachel e com quem teve uma filha. Conhecemos também Megan, a baba da filha de Anna e é esposa de Scott.

Tudo ia bem, Rachel vê Megan todos os dias, ela observa a vida através do trem... até que, do nada, em um dia, no qual, mais uma vez ela acompanha a vida pela janela do trem, Megan desaparece... Rachel começa a ter flashes daquele dia e pensa que foi ela que matou Megan e que foi por isso que ela desapareceu, porque, Rachel acredita que a matou.

Ah, calma, temos também Dr. Kamal, o ex-terapeuta de Megan.

Bem, se você quer saber um pouco mais da premissa da história, clique aqui e leia a resenha sobre do livro, mas vamos agra falar um pouco mais do filme. Adaptações, são sempre adaptações...

O que mais amei nesse filme, é que as falas estão super parecidas com as do livro, eles utilizaram a linguagem deixando o mais próxima da história que, para quem leu o livro, já conhece. Ficou claro quem estava contando/narrando o que, se era Megan, Anna, ou Rachel e isso me contagiou, claro que o filme é um resumo do livro, mas adorei esse cuidado.

Porém, como disse acima, adaptações são sempre adaptações e nem tudo é perfeito... Para quem é fã do livro que deu origem ao filme, é inevitável não fazer comparações e ou não criar expectativas de que mantenham-se o mais fiéis possíveis ao enredo original. Portanto, vou falar de algo que me deixou indignada – estou indignada até agora – é que o Dr. Kamal era para ser indiano e moreno, estou procurando onde ele está, porque o ator que interpretou o personagem, ao invés de um Dr. Kamal – de acordo com as características bem definidas do personagem e não seria difícil encontrar um ator para ser fiel a esse detalhe – daria um ótimo Scott. Falo mesmo!

“Mas Analuiza, é uma adaptação, eles alteram mesmo!”
“Ah, uma história que não é de fantasia, que não gera dificuldades em relação a aparência dos personagens? Me desculpem, mas poderiam buscar um ator com as características corretas para interpretar o personagem, sim! Isso me incomodou, me deixou indignada. Amei o livro e queria que o personagem estivesse mais de acordo – mesmo que no quesito aparência!”

E o final, para quem leu o livro, vai me entender: faltou um suspense maior em como Tom conta, porque sim, ele também narra, gente! Esses são os pequenos detalhes que me incomodaram, acho que a produção, roteiristas, direção, etc e tal, poderiam ter cuidado um pouquinho mais para que todo o mistério do livro, no final, fizesse jus a história da qual o filme vem.

Fora isso, tirando esses dois pequenos detalhes, o filme foi muito fiel ao livro e conseguiu, para quem não leu o livro, criar um bom suspense (vide meus acompanhantes no cinema – risos). Meu namorado adorou e disse que não imaginava o que tinha acontecido, já tinha me perguntado dezenas de vezes se alguns personagens tinham feito algo com ela, mas é claro que não contei, ele teve que esperar até o final para descobrir – haha. Por isso, posso dizer que para que não conhece a história o filme pode agradar como um todo, já para quem conhece, acredito que vá sentir a falta de um suspense mais intenso, como o que sentimos ao ler a obra.

É isso! Se você leu o livro, assista ao filme e tire suas próprias conclusões. Curtiu a premissa, mas não pretende ler o livro e gosta de um suspense? Está esperando o que para ir assistir o filme? Super recomendo que assistam, o filme é muito bom, não melhor do que o livro, mas muito bom! Vai assistir, já! :D

[Assista ao Trailer]


Até mais ver!
Avaliação: 

24 comentários :

  1. Oi
    Eu li o livro assim que saiu e adorei.
    Já estava ansiosa para assistir ao filme e vejo que não vou me decepcionar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Eu ja li o livro e estou ansiosa para conferir a adaptação. Nao estou com muitas expectativas, mas é mais por curiosidade mesmo porque amei a historia no livro, foi muito bem desenvolvida. Pretendo ver o filme logo e achei ótimo poder conferir suas impressões a respeito. Ja vi o trailer varias vezes e nunca me canso..
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oie, como ultimamente estou procurando histórias leves, vou passar essa dica. Ainda mais porque também li o livro que inspirou o filme e sei como ele é tenso!

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Como você disse: adaptações são sempre adaptações.
    Eu ainda não li o livro e sempre prefiro ler antes de assistir o filme/série.
    A exceção é GOT: eu acho a série maravilhosa, mas perdeu um pouco a graça depois que li o livro, então agora vou esperar para assistir todas as temporadas para depois ler os livros.

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu estou louco para ler ao livro, pois quero muito ler antes de assistir o filme. Acho que perde um pouco a graça você assistir e depois ler. Isso aconteceu duas vezes, quando eu li Garota Exemplar e o Código da Vinci. Então. . . Espero amar o livro tanto quanto você gostou. E sobre ao filme, não vamos criar grades expectativas, afinal adaptações nunca são feitas ao pé (ou pelo menos perto) da letra. Até mais ver
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Que bom que vc gostou apesar das ressalvas. Estou ansiosa pra assistir.
    Minha preocupação era se quem não leu o livro iria entender direito, mas vc disse que seus amigos e namorado gostaram. Então beleza bira chamar a Galerinha daqui de casa para assistir.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Tenho visto várias pessoas dizendo que o filme é bom, mas que não faz jus ao livro. Estou doida para ler logo o livro...haha' só depois verei o filme. É uma pena que o filme não tenha a dose certa de suspense para manter o mistério e surpreender quem assiste no final, mas acontece, né?
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana!
    Não li o livro e nem vi o filme e também não pretendo. Thriller é um tipo de livro que ainda não me deu vontade de conhecer. No começo parecia legal, mas devido a proliferação eles começaram a parecer tudo a mesma coisa. Prefiro não ir me aventurar pelo gênero ainda. Além disso, vi o pessoal falando um pouco mal desse ai, então, não vou.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Eu vi o trailer e adorei, mas antes quero ler o livro, para comparar depois. Mas suspense é um dos meus favoritos. Pena que não colocaram um ator fiel às características do personagem, só vejo preconceito.

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana,

    Eu li o livro para poder ver o filme porque fiquei mais empolgada com a adaptação do que o livro em si. Gostei dos dois, acho que eles se completam e a minha indignação em relação ao filme é que o Luke Evans foi muito mal aproveitado no filme. Ele tem uma participação maior no livro que não foi para a tela. Em compensação, gostei mais da Megan do filme. Enfim, pra mim valeu ler e depois ver.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Ainda não li a obra nem assisti à adaptação, porém tenho muita vontade.
    Vi excelentes comentários sobre o livro e ele já esta na minha lista de leituras infindáveis. Depois pretendo assistir ao filme.
    Uma pena que ficou faltando um pouco do suspense, mas fico feliz que mesmo assim você gostou!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Ana =)
    Que bom que as falas estão super parecidas com as do livro. Mas infelizmente acho que não tem nenhum filme que é 100% igual o livro, então só cabe a gente torce que seja tão bom quanto e que seja o mais fiel possível. Que pena que você sentiu que faltou suspense. Eu ainda não li e nem assisti, mas tenho vontade. Beijos'

    ResponderExcluir
  13. Oie Ana!
    Morro de vontade de ler o livro, inclusive já li até sua resenha ahahah. Meus amigos me chamaram para ir assistir a adaptação, mas não quero ter spoilers antes de ler. O trailer me deixou ainda mais curiosa, vamos ver se consigo assisti-lo ainda esse ano ;) Parabéns pela resenha, ficou ótima!
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Oiii!!!

    Eu estou louca para assistir ao filme! Eu ouvi o livro e AMEI é um suspense ótimo e muito envolvente, fiquei chateada com essas duas mudanças na adaptação, maaaas pelo menos só foi isso...
    Vou tentar ver logo logo

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Acho que todas as adaptações tem suas falhas, algumas nós conseguimos aceitar bem e outras nos incomodam muito. Ainda não li o livro nem assisti ao filme, mas tenho muita vontade de ler, pois acho a premissa bem interessante. É uma pena que os produtores não tenham trabalhado bem o suspense. :(
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Eu li o livro e assisti o filme e adorei os dois. O livro me deixou desesperada e o filme foi muito fiel a obra, sem falar que a atriz principal deu um show de interpretação. Amei o post, deu vontade de ler e rever o filme!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Já tive algumas indicações desse filme por alguns amigos aqui da minha cidade. Por mais que o livro tenho feito sucesso e o filme esteja seguindo o mesmo caminho, ñão consigo me sentir estimulado a assistí-lo. Espero vê-lo depois quando sair em DVD, mta preguiça de ir no cinema para assisti-lo... rs

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  18. Para quem leu o filme e viu a adaptação você é a primeira pessoa que tem coisas positivas para falar sobre ele. Eu geralmente eu não assisto adaptações do que eu leio, então estou super curiosa para ver esse filme, pois não li o livro. Assim que ler veio aqui tricotar. Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu quero ver esse filme, antes de ler o livro, porque sei que vou me decepcionar se fizer o contrário, todos estão falando a mesma coisa, mas é como você disse, adaptações são, adaptações, fazer o que, né?
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  20. Oi. Quero muito ler esse, já era para eu ter comprado, mas até agora, ainda não tive a chance. Já esta na minha lista de futuras leituras, mas provavelmente, só vou ler no começo do ano que vem.

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Sempre vi muitas indicações positivas desse livro mas só criei interesse mesmo quando vi o trailer da adaptação, que parece estar sensacional mesmo com os pontos negativos em relação ao livro (o que é uma pena mas é inevitável quando se trata de uma adaptação, infelizmente). Agora morro de vontade de ler A Garota no Trem mas confesso que tenho me segurado pra não assistir ao filme antes de ler o livro pois tenho medo de acabar perdendo o interesse pela leitura.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  22. Oii, Ana. Tudo bem?
    Eu ainda não li o livro e nem vi o filme, infelizmente :( Queria muito ter feito isso, mas não consegui :P Toda vez que me preparava para ir ao cinema, acontecia alguma coisa e eu perdia a sessão :(
    Mas ainda verei =D
    E mulher, super te entendo. Às vezes um filme é bom, mas não é lá uma super adaptação. E nessas quem ainda não leu o livro sai ganhando, porque tem uma experiência muito melhor :3
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oie...
    Acabei de ler o livro semana passada e ainda estou na dúvida se vou assistir, pois, geralmente me decepciono MUITO com adaptações e nesse vemos que tem bastante diferenças do livro, então, é bem provavel que eu não assista.

    ResponderExcluir
  24. Oieee, tudo bem?? Eu comprei esse livro assim qe lançou depois de ter lido dois capítulos dele numa livraria mas, por algum motivo, eu não o li. Ficou na minha estante até que... POW! estreou o filme kkkkk aí fui ver o filme e achei fantástico. Andei lendo e sei que algumas coisas foram modificadas, mais que o Dr. Kamal, mas como vc disse, no mais foi fiel ao livro. Por um lado achei melhor ter visto filme primeiro porque quando é o inverso eu sempre saio frustrada do cinema kkkkkk Bjossss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^