Autores Livros Entrevistas Filmes Games HQ's Mangás Wattpad Sagas Seriados

22 de agosto de 2016

Resenha: Antologia - Vidas que se encontram.

Título: Antologia Vidas Que Se Encontram.
ISBN: B01GW713EQ.
Ano: 2016. Páginas: 72.
Idioma: Português.
Editora: Essência Literária.
Formato: E-book.
Gênero: Romance / Contos / Antologia.
Adicione ao Skoob
Compre: na loja da EL ou na Amazon.
E-book cortesia da editora para resenha.

Sinopse:
Vidas que se Encontram é uma antologia de quatro contos, onde cada casal encontra sua alma gêmea de maneiras inesperadas. 

A Antologia Vidas que se encontram é um especial da Editora Essência Literária lançada na semana dos namorados de 2016, uma ótima oportunidade para conhecer a escrita de quatro autoras da casa através de pequenos contos para quem ainda não as conhece. Por isso, vou falar brevemente sobre cada conto, breve pois como disse, são contos e não posso tirar a graça da leitura para vocês contando demais. É uma antologia de contos românticos, afinal, foi lançada na semana dos namorados e por isso indico para quem curte romances leves e gosta de contos. Vamos lá!

  1. Traças – L.L Alves.
O primeiro conto dessa antologia romântica é Traças, da autora L.L. Alves e ela nos apresenta a uma personagem que tem a “vida perfeita” mas que não sente que essa vida é a que deseja, ela apenas segue o fluxo sendo a filha e a aluna “perfeita” que seus Pais querem que ela seja. Clarisse é a nossa mocinha e com o tempo tudo o que ela deseja é mudar sua vida. Em meio aos adorados livros – sim, ela os ama, os visita em um sebo as escondidas sempre que pode – ela conhece Sebastian, um rapaz mais velho por quem meio que apaixona-se imediatamente, mas as coisas não são tão fáceis e eles ficam apenas se fitando...

Bom, preciso ser sincera e dizer que, infelizmente, o conto não me convenceu. Não sei explicar exatamente o motivo, mas não consegui sentir a conexão entre os personagens e a forma com que o enredo me foi apresentado não me cativou muito, ainda assim, preciso dizer que a escrita simples da autora facilita a leitura. Já li outra obra da L.L Alves e adorei, mas esse conto não funcionou para minha pessoa, porém isso quer dizer que não vá funcionar para você.

  1. Quando aconteceu – Fê Friederick Jhones.
Em Quando aconteceu somos apresentados a Alicia e logo em seguida conhecemos Javier e mergulhamos em um romance que se inicia rapidamente – pelo fato de ser um conto as coisas costumam acontecer muito rápido (algumas características das ações do Jvier me incomodaram), portanto ressalto que por ser um conto não me incomodou tanto a forma veloz do desenvolvimento, caso optem por ler, tenham em mente e isso vale para qualquer conto: contos costumam ser rápidos, afinal, em sua maioria, são curtinhos. Mas vamos voltar a Alicia e Javier, como mencionei o casal se forma rapidamente. Eles tem uma química boa (quando falo de química, me refiro a ligação, sentimentos, eletricidade, não de coisas que as mentes poluídas possam pensar ao ler – rs). O casal manterá um relacionamento a distância e esse é o grande ponto da história: Será que relacionamentos a distância podem dar certo ou não?
A escrita da Fê é continua, suave e bonita, facilita bastante a leitura, adorei poder conhecer a escrita dela. Eu queria que o conto fosse um pouquinho maior, pois queria ver mais do final – sabe como é – rs, todavia o conto foi bem gostosinho de ler.
Se eles terminam juntos ou a nossa mocinha saiu decepcionada? Ah, camarada... descubra lendo!

  1. O amor aconteceu – Juliana Santander.
As vezes o amor está a muito tempo nos rondando e não nos permitimos sentir. As vezes ele fica ali, chega a magoar propositalmente na esperança de não permitir que floresça, de não deixar que crie raízes e assim acreditamos que evitaremos decepções, mas qual pode ser a maior decepção de todas? Na minha humilde opinião, a maior decepção é não se permitir viver. A Ju, nesse conto, aborda abandono, dor, resistência ao amor, ainda que o vazio da vida possa massacrar a pessoa sem que ela de fato reconheça – ou melhor: que se permita ver. Aborda também família e amizade. Mônica é a nossa mocinha da vez, seu Pai (que adorei, amei a ligação entre Mônica e ele) é tudo para ela e seus melhores amigos são grande parte do seu chão, ou melhor, sua melhor amiga, afinal ela e seu melhor amigo meio que se afastaram. Fabrício e Jéssi são irmãos, os melhores amigos de Mônica, mas as coisas não são muito fáceis com Fabrício desde a adolescência ele meio que se afastou, já Jéssi é uma amiga MARAVILHOSA. Fabrício é aquele tipo querido super protetor com suas “irmãs” – lembre-se: Mônica é apenas amiga  e que irrita chamando-a de Princesa (um apelido que vem desde a infância e que surgiu em um momento de abandono pelo qual Mônica passou) e foi por conta desse abandono que Mônica se fechou para a vida no campo sentimental.

Enfim, a Ju nos traz uma história onde cada personagem precisa desconstruir suas barreiras internas, seus medos mais profundos e passar por cima daquilo que mais os assustam para conseguir viver. Mas as coisas não são bem simples e o final pode ou não dar certo.
Foi, dessa antologia, o meu segundo conto preferido, a escrita da autora é simples, os personagens bem construídos e com medos reais o que torna o conto muito interessante. As vezes a vida nos dá uma chance mas não a reconhecemos ou conseguimos aproveitar. Quer saber o final? O que rola? Qual o trauma da Mônica? Leia!

  1. Estoy de acuerdo - Um atendimento do destino – Nana Garces.
Este foi o meu conto preferido da antologia, por quê? Pelo fato de ele abordar algo que adoro muito – mesmo que tenha sido de uma forma muito leve – o pézinho no sobrenatural. Trabalha também o conceito das almas gêmeas vindo de uma explicação de Platão e que envolve Zeus, Apolo, enfim, os Deuses que muito, muito adoro. Mitologia é tudo de bom! Como disse, aborda de forma bem leve, na verdade, menciona, mas está ali...
No início já conhecemos Anna que é uma médica e por conta de um atentando no aeroporto no qual ela encontrava-se dirigiu-se diretamente para o hospital onde trabalha para colaborar no atendimento aos feridos e foi assim que ela deparou-se com um paciente inconsciente mas que lhe tirou do prumo, nada mais nada menos do que virou-a de cabeça para baixo – sentimentalmente falando. E lembrem-se: ele estava em um coma, literalmente inconsciente. Esteván é o nosso paciente, é ele quem faz a nossa Doutora que até então sempre foi muito ética ter sonhos um tanto quanto inadequados com seu paciente, mas no fim das contas ele era casado e ao despertar deixa o hospital e consequentemente a Doutora Anna um tanto vazia, saudosa e faz com que ela pondere a questão das Almas Gêmeas. Mas claro que as coisas nunca são simples (em nenhum desses conto, notaram? rs) e Anna segue sua vida só e trabalhando já que é isso que ela tem, é assim que ela vai seguir. O tempo passa e Nana nos surpreende, não pelo final, mas ao fazer com que a explicação tenha sentido ou não para você, mas pra mim fez.
Esse foi o meu conto preferido da antologia, a escrita da Nana é madura, linear, direta, cativante e o pezinho no sobrenatural – para quem conhece o estilo de histórias que a Nana gosta de escrever vai entender – presente mesmo que delicadamente e quase imperceptível, mas está ali.
Sei que esse conto, por focar mais no romance, foi um desafio para a autora e quero destacar que ela "tirou de letra" - como dizem. rs 
Adorei a forma leve e ainda assim intensa com que a história foi apresentada. Ah, para quem gosta de fantasia urbana (que é o gênero que a Nana costuma escrever) indico que aproveitem esse conto para conhecer a escrita da Nana, porque as obras completas da autora que estão por vir são MARAVILHOSAS, posso garantir! E quanto ao final deste conto? Oras, você já sabe: Leia!

Bom, como essa foi a minha primeira resenha sobre uma antologia não sei se consegui ser breve e passar apenas o necessário ou não, mas recomendo a leitura para que vocês possam conhecer a escrita dessas autoras através de uma leitura extremamente rápida e quem sabe assim despertar o seu interesse por outras obras dessas Divas.

Obs: são quatro contos de romance, romance mesmo.

É isso: Leiam!
Avaliação: 
Até mais ver!


18 comentários :

  1. Oiee

    Realmente não é fácil fazer resenha de antologias, eu gostei muito da sua, parabéns!
    Não sabia que a L. L. Alves tinha participado desse, fiquei super com vontade de ler.
    Eu gosto muito de antologias e vou levar essa dica!!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu dificilmente leio antologias, mas fico feliz que tenha gostado da leitura desses romances.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Gostei muito da resenha; eu sei como é dificil escrever resenhas de contos, sempre fico com medo de falar demais ou de menos. Gostei do terceiro, mas não sei se leria a antologia por enquanto, não sou muito fã de romance, mas como é curtinho talvez eu leia no futuro

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não gosto muito de contos, mas como curto romance, eu leria esse.
    Já li uma obra da L.L. Alves e gostei bastante. O conto dela, apesar de não ter convencido você, foi o que mais chamou minha atenção.
    Anotei a dica para ler futuramente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Confesso que não gosto muito de livros com contos, mas consegui me interessa pro essa antologia que parece ter histórias bem interessantes. Vou anotar a dica e ler futuramente.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Eu até gosto de contos, mas eles sempre acabam me decepcionando um pouco por acabarem rápido demais...hehe' alguns ficam corridos demais, outros com um final sem pé nem cabeça, outros sei lá. Enfim, por isso eu tento evitar ler livros de contos, mas como este tem um conto da Luene, uma das minhas autoras nacionais favoritas, eu tenho curiosidade de conhecer. É uma pena que o conto dela não tenha te conquistado :/

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro ler esses continhos não tem nada melhor que terminar uma leitura de um livro pesado e ler um conto pra relaxar.

    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Adorei essa antologia! De todos o que você falou, esse segundo foi o meu preferido, por tratar de amor a distância e tal. Já estou até imaginando que eles não vão ficar juntos e que nada vai dar certo para não ficar criando esperanças hahaha mas pretendo muito ler essa antologia!
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Oiiiie
    Muito legal parece ser a antologia, infelizmente ando sem tempo para ler coisas novas mas a dica está mais que anotada

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiii Ana, como vai?
    Confesso que sou perdidamente apaixonada por contos, mas não exatamente desse gênero, então quem sabe eu realize a leitura futuramente, quando eu estiver com outro sentimento huahauahu mais sentimental, mas achei bem interessante a antologia.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oi linda,

    Gosto muito de contos e sempre estou procurando uns novos para ler e gostei desse mesmo sendo de romances, porque não é um gênero que leio muito.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Que ótima indicação! Realmente, através dos contos, podemos conhecer mais dos autores e assim acompanhar futuros trabalhos. Eu ainda não conhecia essa publicação mas fiquei bem empolgada para conferir.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Ola lindona que capa linda dessa antologia, fiquei muito curiosa com o conta da Juliana, uma autora que tenho muita vontade de conhecer sua escrita. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Adoro antologias, faz tempo que não leio uma. Todos os contos me deixaram curiosa, principalmente o da Fê. Vou anotar a dica pra depois garantir meu ebook.

    ResponderExcluir
  15. Oi, é complicado fazer resenha de contos, imagina um pequeno livro com 4 rs Mas ficou ótimo e o que mais me interessou foi o seu preferido rs Ainda não li nada dessas autoras, essa coletânea é uma ótima ideia.

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bem? É a primeira resenha que leio sobre essa antologia e achei a premissa dos contos muito interessante, e como gosto de romances fiquei curiosa para conferir :D Sua resenha ficou ótima!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Eu não conheço a escrita de nenhuma das autoras, mas confesso que não curtiria conhecer através de contos... é que não é meu estilo de leituras preferida - sempre acho que fica meio corrido ou faltando mais sabe? Prefiro histórias mais longas. E por preferir histórias maiores do que contos, acho que não teria um certo tempo para conhecer o estilo das autoras e saber se vou curtir ou não. Deixo para ler contos de autores que já conheço - e mesmo assim leio pouco do estilo... Então, achei a dica bacana, mas essa eu passo :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Desconhecia a obra e ainda não tive a oportunidade de conhecer a escrita de nenhuma das autoras. Achei bem interessante a premissa do livro, mas não costumo ler muitos contos pelo fato de preferir tramas mais longas e que eu possa acompanhar e criar um vínculo maior com os personagens. Por isso não tenho a pretensão de ler a obra.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Agradecemos por comentar! ^_^